17.4.13

Curta paraense mergulha na fonte roadie movie

Matheus Paes faz o protagonista Edgar
Os filmes feitos na estrada, que ganharam força após a Segunda Guerra Mundial e com o crescimento da produção de automóveis nos anos 60, estão inspirando o cinema paraense. Entusiasmados com os chamados roadie movies, universitários do curso de Comunicação Social, da Universidade da Amazônia, estão produzindo um filme para concorrer no Festival de Curtas “Osga”, programado para abrir dia 1º de junho no Cine Olympia, às 19h, promovido pela própria instituição. 

Central do Brasil, Assassinos por Natureza, Easy Rider ou Bonnie e Clyde são alguns exemplos de “roadie movies” ou “filmes de estrada”, entre tantos outros. 

Antes, porém, que o mundo cinematográfico levasse o espectador a acompanhar a transformação do seu herói em uma aventura que dura o tempo de uma viagem, a literatura já nos apresentava Odisseia e Eneida. São dessas histórias épicas que vem a inspiração para o gênero. Obra mais recente, digamos assim, o clássico da literatura beatnik "On The Road", de Jack Kerouac, demorou, mas também foi parar, em 2012, nas telas do cinema, com direção do brasileiro Walter Salles (o mesmo de Central do Brasil).
  
“A Viagem de Edgar”, o “roadie movie” paraense, que está sendo gravado, com produção da “Plankton Filmes”, não foge à regra. A produtora criada pelos alunos do terceiro semestre conta com um grupo de nove pessoas na equipe, incluindo o elenco, além do apoio da Topline. O objetivo é levantar importantes debates sobre conflito familiar, liberdade de expressão e reflexões pessoais, além de resgatar a estética dos filmes de estrada. 

O curta traz a história de Edgar (Matheus Paes), um garoto de 18 anos que acabou de entrar no curso de Medicina. Filho de Mário Rego, político do partido cristão do Estado, ele tem que enfrentar a autoridade e ambição do pai. A relação com a família é complicada e Edgar se sente sem autonomia para tomar importantes decisões. Diante da vontade de mudar o panorama de sua vida estagnada, ele acaba conhecendo Luma (Clarice Sequeira) e segue com ela por lugares, vivendo experiências nunca imaginadas. 

A Plankton Filmes reunida!
“Começamos a pensar primeiro na estética do filme, queríamos entrar no clima de um 'roadie movie', então vimos alguns clássicos como Vida Selvagem e Taxi Driver. 

Além de clipes como da Lana Del Rey que resgatam a ideia do retrô”, conta Luiz Vilhena um dos produtores do curta. Os jovens aspirantes a cineastas se preocuparam não só com a estética do filme, mas com a preparação de elenco. Para Matheus Paes, viver Edgar foi preciso que ele fizesse exercícios de pensar na figura da personagem com riqueza de detalhes. A equipe se preocupou em orientar o jovem até mesmo nos pequenos gestos durante as cenas, o que se mostrou um desafio para quem nunca tinha atuado antes.

“A Viagem de Edgar desde a fase embrionária da criação do argumento e do roteiro me inquietou bastante, o mais difícil de escrever é que mesmo você sabendo o destino final da personagem a viagem em si tem muitos fios emaranhados, que é onde está o maior dos desafios”, diz Allan Alencar diretor do filme. 

Clarice Sequeira (atriz) e Luiz Vilhena (produção)
A expectativa dele e de toda a equipe não está focada nas premiações dos festivais que eles desejarem concorrer, mas em como a história de Edgar pode afetar as pessoas. “Experiências de vida, conflitos internos e o eterno desejo por saber o que é a felicidade, é isso que mais importa na produção dessa obra”, diz. 

“Osga” - O Festival de curtas da Universidade da Amazônia nasceu em 2003, com o curioso nome de “Osga”. A iniciativa estimula a produção de curtas metragens premiando os melhores inscritos. E lá se vão 10 anos de sonho sendo realizado, seja “escalando paredes” ou “atravessando os muros”, como uma osga faria para alcançar seus objetivos, tornando-se referência na região norte.

Veja e saiba mais

Para acompanhar o processo de produção e todas as novidades do curta “A Viagem de Edgar”: https://www.facebook.com/AViagemDeEdgar?fref=ts. Encontre tudo sobre o Festival “Osga” aqui: http://www.osga.com.br/ Mais informações: aviagemdeedgar@gmail.com.

(com informações de Monique Malcher, da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: