29.4.13

Encontro Literário recebe Cristóvão Tezza



Um papo sobre a situação atual da literatura brasileira. É o que o escritor Cirstóvão Tezza (SC) pretende desencadear na noite desta segunda-feira, 29, a partir das 19h, quando subir ao palco do auditório Dalcídio Jurandir, no Encontro Literário, que está acontecendo na XVII Feira Pan Amazônica do Livro, desde sábado, 27, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Em Belém desde, ontem, ele pretende puxar a conversa desta noite, contando um pouco sobre como escreveu seu último livro,“O espírito da prosa”, um ensaio autobiográfico.

“O contato com o público é sempre inspirador e muito assunto novo acaba surgindo. Todo evento que transforme o livro e a leitura em notícia é bem-vindo, e esta Feira, que é imensa, e já faz parte do calendário cultural do país, tem uma grande repercussão”, diz.

Após a programação do Encontro Literário, o autor vai autgrafar o livro mais recente, mas o público também terá à disposição duas outras obras do autor “Um erro emocional” e “Beatriz”.

“Beatriz, aliás, está sendo adaptada para o teatro e estreia no dia 9 de maio, no Rio de Janeiro, com a companhia Atores de Laura, que também montou a adaptação de O filho eterno”, comenta Cristóvão.
Para 2013, entre outros projetos, o escritor tem compromisso fora do país, mas pretende se dedicar a um novo livro. 

“Estou escrevendo um romance que vai levar ainda um bom tempo para ser terminado. Tenho duas viagens internacionais marcadas: para a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, que este ano vai homenagear o Brasil, e devo ir também para a China, onde no segundo semestre vou lançar a tradução de O filho eterno, em mandarim”, diz.

Sobre o autor - Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, mas mudou-se criança para Curitiba, onde vive até hoje. Ficcionista consagrado, com incursões na área teórica e na crítica literária, é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros contemporâneos. 

Recentemente, lançou dois elogiados livros, o romance Um erro emocional e a coletânea de contos Beatriz. Em 2012, lançou O espírito da prosa, uma autobiografia literária.

A publicação do romance O filho eterno, de 2007, teve um impacto inédito no panorama ficcional do país, recebeu os mais importantes prêmios literários brasileiros e, traduzido em uma dezena de países, ganhou na França o prêmio Charles Brisset, de melhor livro do ano, e, em 2011, foi um dos dez finalistas do prestigiado prêmio IMPAC-Dublin de obras publicadas em língua inglesa.

Nenhum comentário: