18.4.13

No roteiro cênico internacional do improviso

O FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação estará em Belém de 3 a 5 de maio, com espetáculos, encontro artístico e lançamento de livro. O patrocínio é da Vivo Encena, por meio da Lei Rouanet. A realização do evento é da Cia Bárbara (MG), com produção nacional e internacional da Agentz e, local, da Produtores Criativos, com incentivo do Ministério da Cultura, Governo do Brasil. A inscrição para participar do encontro artístico está aberta. 

A improvisação é um gênero teatral em franco crescimento no país, sendo vinculado, principalmente, aos exemplos televisivos. No entanto, sua prática artística é bem mais ampla e tem como foco o compartilhamento da criação com o público presente no aqui e no agora. 

“Improvisar diante do público é estabelecer uma cumplicidade muito especial, valorizar o momento presente e a presença do espectador e do ator naquele espaço e naquele tempo. É compartilhar a responsabilidade sobre o que vai ser criado e radicalizar a efemeridade do teatro. O público não sabe o que vai ver e os atores não sabem o que vão fazer, essa é a delícia de fazer/ver um espetáculo de improvisação”, Mariana Lima Muniz, realizadora do festival junto à Cia. Bárbara. 

Além de três espetáculos, que serão apresentados no Teatro Gasômetro, haverá também Encontro Artístico na Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETDUFPA, direcionado a atores, diretores e professores. As inscrições para as 20 vagas disponíveis estão abertas até dia 30 de abril. Acesse o site http://fimpro.com.br/ e baixe a ficha de inscrição que deve ser enviada para o e-mail: fimpro.brasil@gmail.com. 

ImproMadrid (foto: Pedro de Filippis)
“Os encontros são espaços práticos entre grupos locais e artistas interessados com os grupos convidados. Nosso objetivo é que estes artistas possam se conhecer, improvisar, brincar e estabelecer um contato que possa se estender para além do festival, gerando projetos futuros”, explica Mariana Lima Muniz, coordenadora geral do evento, sediado em Belo Horizonte, MG. 

Em Belém, o Encontro Artístico vai contar com a Uma Companhia, no dia 03 de maio, na ETDUFPA, das 18h30 as 21h30 e uma das idealizadoras do FIMPRO, quando este foi realizado, pela primeira vez, em 2007. A UMA tem 6 anos de trajetória e vem desenvolvendo um trabalho contínuo de pesquisa e difusão da improvisação teatral, sendo uma das principais referências brasileiras nessa linguagem. Conheça o site: www.improcedente.com.br

“Para realizar um festival circulando por um país de dimensões continentais como o nosso, contamos com muitas mãos que colaboraram em cada detalhe. Agradecemos carinhosamente ao Vivo EnCena, Agentz Produções, Cia. Bárbara, Uma Companhia, Cia do Quintal e a todos os produtores locais, assessores de imprensa e demais colaboradores. Agradecemos também aos grupos por aceitarem nosso convite para essa viagem e, principalmente, ao público. Que ele continue construindo nossas histórias improvisadas!”, diz Mariana. 

No dia 3 tem encontro artístico – 18h30 às 20h30, na ETDUFPA. No dia 04, um debate sobre o programa Vivo Encena, às 17h, na ETDUFPA. No mesmo dia será mostrado ao público o espetáculo Corten 2.0, do grupo espanhol ImproMadrid, às 21h, no Teatro Estação Gasômetro. 

"O Seguinte é isso" (foto:divulgação)
O encerramento, no dia 5, vai contar com a apresentação do espetáculo “O Seguinte é isso”, da Cia Experimental de Dança Waldete Brito, às 18h, no Teatro Estação Gasômetro. Em seguida, sobe ao palco a UMA Cia, que exibe “Improcedente”, às 20h, no Teatro Gasômetro. 

O livro “Improvisação como espetáculo: Processos de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador”, de Mariana Lima Muniz, que será lançado em Belém, foi editado pela Editora UFMG. O livro discorre sobre a improvisação como espetáculo: contexto histórico, principais contextos e procedimentos metodológicos no treinamento do ator-improvisador e no processo de criação de espetáculos improvisados. 

Serviço 
A entrada para os espetáculos é gratuita. Para os Encontros Artísticos também, mas é necessária a pré-inscrição para participação. Acesse a ficha de inscrição no site: http://fimpro.com.br/ e envie preenchida para o e-mail: fimpro.brasil@gmail.com até o dia 30 de abril.

Nenhum comentário: