31.5.13

Vai começar o Festival Internacional de Música

O pianista Hamleto Stamato
Uau, está demais a programação desta 26ª edição. São mais de 50 atrações locais, nacionais e internacionais, que irão se apresentar durante o evento, de 02 a 09 de junho em vários espaços culturais da capital. Entre convidados tem, por exemplo, o violonista Yamandu Costa, o saxofonista americano Paul Haar e o pianista Hamleto Stamato. O concerto de abertura, “Noite Espanhola”, será apresentado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, com o solista Lucas Imbiriba, domingo, às 20h30, no Theatro da Paz. Toda programação tem entrada franca. Para ver a programação detalhada e se agendar com dias, locais e horários, acesse o site da FCG.

Este ano o Festival vai homenagear o bicentenário de nascimento do compositor Giuseppe Verdi. Também vai celebrar os 180 anos de Johannes Brahms, lembrar o centenário de Benjamim Britten e os 70 anos do compositor brasileiro Almeida Prado. 

Além da programação artística, o Festival também é voltado para a educação musical com a realização de cursos, palestras e oficinas. Serão mais de 30 masterclasses que serão realizados no Conservatório Carlos Gomes. As inscrições para os cursos começaram hoje e vão até sexta-feira com um intervalo na quinta (30) em função do feriado de Corpus Christi. 

Alguns dos instrumentistas que vão ministrar as oficinas já estão em Belém. Para homenagear os 200 anos de Verdi, haverá uma montagem experimental da ópera "La Traviata" com a utilização de várias linguagens artísticas, como o cinema mudo e o teatro. 

O espetáculo será apresentado nos dias 3 e 4 de junho, às 19h, no Teatro Universitário Claudio Barradas, que funciona na Escola de Teatro e Dança da UFPA. Os ensaios dessa montagem estão ocorrendo à noite na sala Ettore Bosio. 

O Festival traz a Belém os grupos Esterhazy, Fantasmi, Rostock, a soprano Jo Ella Todd, o maestro Jacob Slagter, o saxofonista americano Paul Haar, que vai se apresentar com a Amazônia Jazz Band, entre tantos outros. Entre as atrações nacionais, destaque para grandes nomes da música instrumental brasileira como o saxofonista Leo Gandelmam, o violonista Yamandu Costa, o pianista Hamleto Stamato e o contrabaixista Ney Conceição. 

Serviço
XXVI Festival Internacional de Música do Pará 2 a 9 de Junho Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique,Teatro Claudio Barradas, Sala Ettore Bosio, Catedral Metropolitana de Belém, Igreha de Santo Alexandre, espaço São José Liberto, Anfiteatro São Pedro Nolasco, CamarIN Cultural e Portal da Amazônia.

Nenhum comentário: