19.6.13

Encontro discute Arte, Ativismo e Crítica Social

Os temas tecem o 1º Encontro Matéria Arte, evento organizado pela Faculdade de Artes Visuais da UFPA, com apoio da Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) e Ministério da Cultura. Na próxima terça-feira, 25, das 14h às 18h na UFPA.

O primeiro ciclo do encontro conta com três palestras de professores-pesquisadores de arte contemporânea da Universidade Federal do Pará e uma mesa-redonda com artistas que trabalham com a temática desta edição. Nas palestras serão apresentadas pesquisas, reflexões, provocações e produção crítica sobre a arte contemporânea brasileira, mas também haverá um livre debate com o público presente que queira perguntar, provocar e somar. 

O objetivo é difundir o conhecimento, o pensamento crítico-reflexivo de pesquisas paraenses e incentivar a investigação em arte. Marcam presença os professores Luizan Pinheiro (UFPA), que vai falar de “Intervenção Urbana: fundamentação e guerrilha”; Arthur Leandro (UFPA), que abordará “Arte, política e poéticas de resistência na Amazônia, a crítica à permissão da absorção do sistema” e ainda Sissa Aneleh, que vai falar sobre “Quando a arte não cala”. 

A mesa-redonda discutirá: “A produção artística como crítica social e política”, com mediação de Sissa Aneleh e os convidados: Bruna Suelen, Armando Queiroz e Lucas Gouvêa. O evento tem entrada franca, é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, artistas, pesquisadores (as), professores (as), profissionais da área artística e interessados em geral. 

Serviço
1º Encontro Matéria da Arte. Dia 25 de junho de 2013 (terça-feira). Na Faculdade de Artes Visuais da UFPA. Campus Guamá. Av. Augusto Corrêa, s/n. 3º entrada, próximo ao campus profissional. Das 14H às 18h. Informações: materiadaarte2013@gmail.com; sissadeassis@yahoo.com.br / Saiba mais: http://sissadeassis.wix.com/materiadaarte.

Nenhum comentário: