28.6.13

In Bust lança a circulação "Sirênios de Bubuia"...

Para quem estava com saudade do Casarão do Boneco, aí vai a dica. O In Bust Teatro com Bonecos abra as portas de sua sede neste domingo, 30 de junho, para o lançar mais um de seus projetos de circulação, que desta vez será fluvial. O lançamento de projeto “Sirênios de bubuia no Rio Amazonas” contará com a apresentação do espetáculo, que percorrerá a partir do dia 8 a 29 de julho vários municípios paraenses e chegará até o Amapá. O Casarão do Boneco fica na Av. 16 de Novembro, 815, próximo ao Polo Joalheiro - Complexo São José Liberto. Entrada franca, a partir das 19h. 

Eles vão navegar o rio Amazonas, olha só que maravilha. Um mês inteiro de bubuia. Quem não sabe, esta palavra, tão bem usada por quem mora por estas bandas, significa ficar de boa, folga total, mas no caso do in Bust, não será bem isso.... 

Há muito trabalho pela frente... a 1ª etapa do projeto “Sirênios de bubuia no Rio Amazonas” vai iniciar pela região oeste do Estado do Pará, no distrito de Alter do Chão, prosseguindo para os municípios de Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Prainha e Almeirim. A caravana se estende pelo Rio Amazonas, até o estado do Amapá, percorrendo ainda Macapá e a comunidade quilombola de Maruanum. 

Em Santarém e Macapá, acontecerá ainda a oficina Teatro com Bonecos, com 12h, buscando compartilhar com artistas e educadores, a experiência de 16 anos do grupo nesta linguagem. Com este projeto, Sirênios retorna ao Rio Amazonas, de onde saiu a ideia para sua criação, e querendo provocar, pela fruição e pela diversão, reflexões a cerca da relação com as águas, fauna e flora amazônicas. 

Antes de partir, porém, o grupo fez questão de realizar o lançamento do projeto, abrindo as portas para seu público em Belém. No espetáculo Sirênios, que é o nome científico do nosso Peixe-boi amazônico, o In Bust fala da relação do homem com os rios da região.  

Peixe-boi pede socorro - Montado em 2006, com prêmio do Edital da Funarte e patrocínio da Petrobrás, Sirênios chama atenção para o perigo de extinção que esta espécie está correndo. 

Mas também traz uma história de amor e lendas sobre sua origem. Em uma delas, um casal de índios jovens é transformado no primeiro casal da espécie. Neste momento do espetáculo o público é fisgado pela emoção ao testemunhar a transformação da indiazinha. 

Em outra, um navegador português que está há dias no mar começa a ter alucinações e avista uma espécie de longe, em alto mar, acreditando ser uma sereia, mas na verdade é o ameaçado peixe-boi. A terceira história pega o público desavisado, que também se emociona, quando vê o peixe chegando à mesa dos ribeirinhos depois de uma exaustiva caçada. 

Sirênios faz parte do repertório do grupo, que trabalha há 16 anos com a investigação acerca da linguagem do teatro com bonecos e na experimentação com materiais alternativos. No caso de Sirênios, os bonecos, confeccionados com a técnica das cestarias e dos paneiros da região, são manipulados por varas e ajudam a engrandecer todo o cenários mítico do espetáculo.

O peixe-boi boneco, materializado com cuias e paneiros amarrados, é a metáfora da utilização do rio para a sobrevivência e a necessidade da sobrevivência do próprio rio. 

Encantarias, mistérios e a preocupação com a preservação da espécie Trichechus Inunguis, o mais dócil e único herbívoro dos mamíferos aquáticos, marcam o espetáculo “Sirênios”, que se inspira nas lendas do peixe-boi.

Patrocínio e parcerias - Para a empreitada que será esta circulação, o In Bust Teatro com Bonecos, conta com o patrocínio Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro/Minc/Governo Federal. 

O In Bust agradece ainda  parceria do Estela Bogus, Hotel BeloAlter, ATAS – Associação de Teatro Amador de Santarém, Grupo Eureca;Frota Palace Hotel, Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Macapá, Adelma Miranda, Izanildo Lima, Yara Caripuna, Secretaria Municipal de Cultura de Alenquer, Secretaria Municipal de Cultura de Prainha. 

E o apoio da Fundação de Telecomunicações do Pará, Ong Saúde e Alegria, Casa da Cultura Historiador João Santos; Secretaria Municipal de Cultura de Monte Alegre, Secretaria Municipal de Promoção Social de Almerim, Fortaleza de São José de Macapá, Associação do Quilombo de Santa Luzia do Maruanum.

Programação
  • Alter do Chão 
09/Julho, 19h Apresentação em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde
  • Santarém 
10 e 11/julho, 20h - Apresentação na Casa de Cultura 
11, 12 e 13/jul, das 8h30 às 12h30
Oficina na Sede da Ong Saúde e Alegria – Av. Mendonça Furtado, 3979, Bairro Liberdade. 
Oficineiro: Paulo Ricardo Nascimento /Assistência: Anibal Pacha 
  • Alenquer 
14/Julho, dom, 19h 
  •  Monte Alegre 
17/Julho, qua, 19h
Apresentação na Praça do Mirante 
  • Prainha 
19/Julho, sex, 19h 
Apresentação em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças
  • Almerim 
21/Julho, domingo, 21h 
Apresentação na Praça do Centenário
  • Macapá
26 e 27/Julho, sex e sab, 20h
Apresentação na Fortaleza de São José de Macapá 
25, 26 e 27/Julho, das 8h30 às 12h30 
Oficina na Fortaleza de São José de Macapá (Rua Cândido Mendes, s/n )
Oficineiro: Adriana Cruz/Assistência: Paulo Ricardo Nascimento
  • Maruanum 28/julho, dom, 18h 
Apresentação na Sede da Associação do Quilombo de Santa Luzia do Maruanum. 

FICHA TÉCNICA 

Elenco: Adriana Cruz, Anibal Pacha e Milton Aires. 
Direção: Paulo Ricardo Nascimento
Produção: de Cristina Costa 
Roteiro e criação dos textos: coletivos, do grupo. 
Confecção de bonecos e cenografia: Aníbal Pacha, baseado nos bonecos originais de Aline Chaves
Máscaras: Bruce Macedo 
Figurino: Mariléia Aguiar 
Sonoplastia: Paulo Ricardo Nascimento, com consultoria de Nazaco Gomes, e contribuições de Fábio Cavalcante e André Mardock. 
Operação de som:  Dandara Nobre
Assistência de direção: Íris Nascimento 
Assistência de produção: Cincinato Marques Jr., Andrea Rocha e Thiago Ferradaes 
Registro Fotográfico: Rodrigo José 
Assessoria de imprensa: Luciana Medeiros

Nenhum comentário: