25.6.13

Vem aí o Festival Movimento HotSpot Belém

Tecnologia, inovação, arte, música e criação. Tudo isso no Festival Movimento HotSpot, que chega a capital paraense nos dias 5 e 6 de julho, com vasta programação na Estação das Docas (Boulevard das Feiras, Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes e Anfiteatro São Pedro Nolasco), tudo com entrada franca.

Intenso e diversificado, o evento traz a exposição de ideias e projetos selecionados em 2012, pelo Movimento HotSpot, criado pelo idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges. Desenhado a partir do conhecimento e legado da primeira incubadora de moda do País, o Hot Spot conseguiu inserir, entre 2000 e 2005, novos designers no mercado.

Nos últimos quatro anos, o projeto foi reformulado e ganhou um novo formato tornando-se um prêmio, além de mais amplo, com objetivo revelar novos talentos em arquitetura, design, beleza, cenografia, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ilustração, moda, música e ideia, categoria na qual se procura uma proposta inovadora para receber um capital semente para inserção no mercado.

“Quando desenhamos o projeto do Movimento HotSpot, uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e criativa brasileira vencendo as dimensões culturais do nosso País. Nossa riqueza e pluralidade é um desafio para o brasileiro “se conhecer” e queremos tanto mostrar, como aproximar os diversos “brasis” que temos no Brasil. Daí a proposta de viajarmos por diversas capitais passando por todas as nossas regiões”, comenta Paulo Borges.

A programação em Belém conta com rodas de conversas, entre elas uma sobre patrocínio e financiamentos de projetos, além de intervenções artísticas, exibição de filme seguido de bate papo e oficinas, que terão a participação de artistas locais e de curadores do Hospot.

Em estado revelador, a música do Pará se projeta como celeiro de novos e inovadores projetos, que trazem em suas raízes uma diversidade impressionante. Estampada pela mídia nacional com ritmos, cores e a alegria contagiante, esta cena não poderia ficar de fora do Festival Movimento Hotspot.

Três grupos concorrem a uma vaga na terceira etapa do projeto, o Tanque de Ideias, de onde sairão os vencedores do festival. São ele, o Grupo Quaderna, de Alan Carvalho e Cincinato Marques Jr., a Strobo, de Leo Chermont e Arthur Kunz e Projeto Charmoso. Além deles há artistas convidados, como Luê Soares e a Gang do Eletro, desta vez com Keila Gentil, que sentiu-se mal no último sábado, 22,  e não pôde estar com o grupo no palco do Conexão Belém.

Por onde já passou - Até o momento, mais de 20 mil pessoas participaram do evento nas regiões Centro Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste, nas cidades de Brasília, Porto Alegre, Vitória, Salvador, Recife e Natal. A circulação tem contado com a presença de curadores do festival, como Speto, Rony Rodrigues, Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga, João Falcão, Rogério Hideki, Lala Deheinzelin, Ilse Guimarães e Caio Tulio Costa.

Entre os artistas convidados da área da música que já estiveram presentes no festival estão Dado Villa-Lobos, Wanna be Jalva, Bidê ou Balde, Silva, Manuela Rodrigues, Neila Kadhi, Baiana System e Khrystal. Na área das artes, o festival já recebeu o VJ Suave, o grafiteiro Cusco, o grupo teatral Serpentes que Fumam, os artistas urbanos Julio Costa e Zaca Oliveira. Região Norte - Ciência e tecnologia + cultura.

As ideias e projetos criativos foram escolhidos por um grupo de 25 curadores, que reuniu nomes como João Falcão, Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga, Ronaldo Lemos, o grafiteiro Speto e Bob Wolfenson, apenas para citar alguns.

Norte - Entre os 303 brasileiros que foram selecionados a partir de 1642 inscrições para participar da etapa Festival do Movimento HotSpot, 23 são do Norte dos Estados do Pará, Rondônia e Amazonas, que foram selecionados nas categorias de música (03), design gráfico (01), fotografia 04, arquitetura 01, cenografia 01, ilustração 03, moda 02, desing 02 e ideia 06. 

A lista de todos os selecionados está no site www.movimentohotspot.com. A programação completa será divulgada a partir desta quarta-feira, 26 de junho, na página da Três - Cultura Produção Comunicação.

Serviço
Festival Movimento HotSpost, com apresentação do Ministério da Cultura através da Riachuelo e da Vale. Parceiros: Sebrae, Elle, Super Interessante, Endeavor, Fora do Eixo. Realização: Luminosidadde e In-Mod com. A produção local é da Três – Cultura Produção Comunicação, com apoio cultural da Pará 2000 – Estação das Docas - e da Rede Cultura de Comunicação – Funtelpa. Dias 5 e 6 de julho, em Belém, na Estação das Docas. Entrada franca.

Nenhum comentário: