11.7.13

Natura Musical recebe projetos para patrocínio

Festa que anunciou projetos contemplados em 2012
O edital recebe inscrição de projetos gratuitamente até o dia 26 de julho. Os interessados em participar devem acessar o portal, onde o proponente encontra o regulamento na íntegra e o local para preencher todo o formulário eletrônico. 

O Programa Natura Musical abriu as inscrições no dia 2 de julho para a segunda edição do edital paraense de apoio a projetos culturais com foco na música brasileira. 

O valor destinado para o edital é de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais), a ser dividido entre os projetos selecionados. A iniciativa selecionará projetos relacionados à música que já tenham sido aprovados no Edital 2013 da Lei Semear, Programa Estadual de Incentivo à Cultura, conduzido pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. 

O edital paraense do programa Natura Musical foi criado em 2012, após apoiar as artistas Luê Soares e Lia Sophia por meio de uma seleção direta. “Desde então, o Programa Natura Musical se aproxima cada vez mais da música paraense, ampliando a relação com a diversidade e efervescência musical da região”, lembra Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura. 

No edital de 2012, oito projetos foram contemplados para gravação de CD. Dois deles, já concluíram o trabalho e fizeram shows de lançamento em Belém, como Balaio Sonoro, de Ronaldo Silva e “Da Lapa ao Mascote”, de Sebastião Tapajós, com composições inéditas. 

Sebastião Tapajós, que lançou o CD em maio
Os outros seis estão em fase de conclusão, como CaBloco Muderno, que vai gravar o primeiro CD; Camila Honda que gravará seu trabalho de estreia, com previsão de lançamento para novembro, Felipe Cordeiro, que produz o segundo CD solo (e terceiro da carreira), previsto para agosto; Juliana Sinimbu, que vai gravar o segundo disco, a ser lançado em novembro; Mestre Solano que grava o álbum em comemoração aos 60 anos de carreira, com sucessos da década de 80, além de canções inéditas, e produção de um site com toda a obra do artista para pesquisa e audição, previsto para agosto e Natália Mattos, que está cuidando da gravação do primeiro disco, com lançamento previsto para novembro. 

O objetivo do Edital Natura Musical Pará é descentralizar o acesso à música por meio do fomento a iniciativas regionais, valorizar e participar do crescimento da efervescente cena da música paraense, e reforçar as características comuns entre artistas e projetos apoiados pelo Programa em outras regiões (principalmente a excelência e a brasilidade). 

Desde sua criação, em 2005, o programa Natura Musical, por meio de seu edital nacional e editais em Minas Gerias, Bahia e Pará, patrocinou mais de 200 projetos. Já foram contemplados pelo Edital Nacional artistas como Ney Matogrosso, projetos de preservação da música com digitalização de acervos como os de Dorival Caymmi, primeiro disco de Marcelo Jeneci, turnê de 50 anos de carreira de Milton Nascimento, CD e turnê de Tom Zé e Otto, por exemplo. 
 
Já lançado em maio
"Procuramos, por meio dos nossos editais, democratizar o acesso aos recursos incentivados, de forma transparente e criteriosa, e assim estimular a produção musical brasileira em múltiplas plataformas", diz a gerente de Marketing Institucional da Natura, Karen Cavalcanti. 

Para a seleção de um projeto, são considerados nove critérios, classificados em três pesos de importância, que se adequem ao conceito Natura Musical: visibilidade, excelência e relevância cultural são peso 3; potencial de mobilização, inovação e democratização do acesso são peso 2; e, abrangência, viabilidade e relação custo-benefício figuram como peso 1. 

O processo de Análise Técnica será realizado entre os meses de agosto e setembro e os projetos inscritos serão analisados quanto ao conteúdo e o cumprimento dos requisitos mínimos estabelecidos no regulamento do Edital. As propostas válidas serão analisadas por uma Comissão de Especialistas independente, formada por formadores de opinião, críticos e produtores da área musical e cultural, que serão os responsáveis em recomendar os projetos para a escolha final que será feita por uma Comissão Estratégica da Natura. 

A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer entre os meses de outubro e novembro de 2013. As inscrições podem ser feitas pelo site www.naturamusical.com.br. Para atendimento aos proponentes, ligue: (11) 3060-3139 ou e-mail edital@naturamusical.com.br. O serviço funciona de segunda à sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h, durante o período de inscrição. Período de seleção dos projetos: agosto e setembro. Divulgação dos selecionados: outubro a novembro de 2013.

Nenhum comentário: