7.8.13

OSTP antecipa início do XII Festival de Ópera

O XII Festival de Ópera começa nesta quinta-feira, 8, às 20h, com “Elixir de Amor”, de Gaetano Donizetti, no Theatro da Paz, executada pela Orquestra Jovem Vale Música, com regência de Emiliano Patarra. Mas o público que aprecia o gênero já pode aquecer o ânimo antes mesmo da abertura oficial da programação. Veja porque:

É que a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz vi fzer um ensaio aberto, das 11h as 12h, desta quinta-feira, 8, no Museu Histórico do Pará, MHEP, com entrada franca. 

A orquestra incluiu no repertório a abertura das óperas "A Força do Destino" (Verdi) e "O Guarany" (C.Gomes), além de dar uma palhinha do que será mostrado no encerramento do festival, executando também a abertura de "O Navio Fantasma" (Wagner), ópera que fecha a programação de óperas do festival, em setembro deste ano. 

A regência ficou a cargo do maestro assistente da OSTP, José Agostinho Jr., que teceu comentários sobre as obras, preparando o público para a programação do XII Festival de Ópera do Theatro da Paz. Ele também já esteve à frente da OSTP, durante a gravação do CD Centenário de seu avô, o Maestro Wilson Fonseca, produzido pela Secult. Agostinho Jr. iniciou seus estudos em música em 1993, na Escola de Música que leva o nome de seu avô, no município de Santarém, um dos polos de interiorização da Fundação Carlos Gomes. 

Em seguida tornou-se professor de flauta doce, oboé e coral na mesma instituição. Ainda em Santarém, foi co-repetidor do Coral “Expedito Toscano” e segundo regente da Banda Sinfônica “Wilson Fonseca”. 

Como músico e arranjador, Agostinho atuou na gravação dos CDS “Projeto Uirapuru – Wilson Fonseca”; “Encontro com o Maestro Isoca”; “Sinfonia Amazônica I e II”. Participou de master class com os professores Barry Ford (USA), Svetlana Boukhchtaber (Rússia), Zen Obara (JAP), Dan Willet (USA), Jorge Postel Pavisic e Humbert Lucarelli (USA). 

Agostinho concluiu sua especialização em “Criação Musical” pela UFPA em 2010. É aluno de oboé do professor José Medeiros (BRA) e de composição do professor Sérgio Molina (BRA), pelo curso de Bacharelado em Música pela UEPA, e professor de oboé, flauta doce, co-repetidor do Coral Infanto-juvenil Vale Música. Também é regente assistente da Orquestra Jovem Vale Música e regente titular da Orquestra Infanto-juvenil Vale Música. Atua, ainda, como professor de Prática em Conjunto e Análise da Música pela UEPA. 

O ensaio aberto é mais uma das atrações do Festival de Ópera do Pará, que além de 'Elixir de Amor', que abre nesta quinta-feira, 8, a programação oficial, também traz em sua programação as óperas “O Trovador”, de Verdi, e “O Navio Fantasma”, de Wagner, compositores que estão sendo homenageados em seus bicentenários de nascimento.  

Serviço
Os ingressos para as três óperas estão à venda na bilheteria do Theatro da Paz. Informações sobre os valores e a programação do XII Festival de Ópera do Theatro da Paz no site http://www.festivaldeopera.pa.gov.br/

Nenhum comentário: