18.8.13

Projeto Curimbó foca intérpretes da Região Norte

Contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012, o “Conexão Dança Curimbó” abre no dia 20 de agosto, convocatória para artistas da Região Norte interessados em participar de workshops de dança contemporânea, a serem realizados em novembro de 2013 e janeiro de 2014, em Belém do Pará, com participações de coreógrafas internacionais. 

O Curimbó, instrumento musical percussivo característico da cultura amazônica e que dá toda a rítmica do Carimbó, gênero musical típico paraense, será o ponto de partida para a criação e desenvolvimento de duas montagens coreográficas inéditas que terão como ministrantes as artistas Maya Carroll (Israel) e Nina Dipla (Grega). 

A ideia surgiu dois anos antes, quando Danilo Bracchi, diretor da Cia de Investigações Cênicas, ganhou uma Bolsa Residência em Artes Cênicas da Funarte, em 2010, e viajou para a Europa, convidando também, o ator e bailarino Icaro Gaya, que faz parte do elenco da companhia.

“Eu não queria ir sozinho, sempre penso em compartilhar as coisas, por isso convidei o Ícaro.Viajamos para Europa e, em Berlin, fizemos treino profissional com Maya Carroll. Em Paris fizemos criação coreográfica e treino profissional com Nina Dipla. Logo nos identificamos com o trabalho delas. E lá mesmo fizemos o convite para cada uma montar um trabalho com o mesmo tema ‘Curimbó’, que elas aceitaram na hora", explica Danilo Bracchi. 

Os workshops fazem parte de um programa de imersão do projeto, no qual as ministrantes convidadas mobilizarão suas técnicas e repertórios pessoais em um processo de troca envolvendo os artistas selecionados e o contexto local. Os workshops terão duração de cinco dias cada, sendo realizados no período da tarde, com carga horária total de 15 horas/aula, no Museu Histórico do Estado do Pará - MHEP. 

Ícaro e Danilo, na Europa, em 2010
“No mês de novembro, contaremos com a presença de Maya Carroll, coreógrafa e bailarina israelense, que vive e trabalha em Berlim e atualmente integra o coletivo The Instrument e em janeiro teremos Nina Dipla, coreógrafa que nasceu na cidade de Tessalônica, Grécia e vive atualmente em Paris”, diz Bracchi, que dirige o projeto. 

O trabalho de Maya apresenta narrativas que evoluem a partir/através do movimento, do detalhamento de imagens e da musicalidade. Maya tem grande interesse na interação entre realidade e fantasia, e na reflexão acerca da radicalidade da condição humana frente à solidão, aos impactos ambientais e às relações interpessoais. 

Nos últimos quatro anos, seu interesse por composição coreográfica instantânea/improvisação vem se desenvolvendo tanto na prática quanto na teoria, tornando-se parte significativa de seu processo de criação e integrando-se a suas coreografias e performances. Outras inspirações para seu trabalho com movimento são o espaço, o som, a ressonância, a imaginação e a poesia. 

Já Nina, na adolescência fez ginástica olímpica e depois iniciou sua trajetória na dança com o Balé clássico. Desde muito jovem estudou na Folkwang Hochschule - Essen, Alemanha - escola dirigida por Pina Bausch, onde se graduou em 1993. Mais tarde, torna-se membro da Folkwang Tanz Studio (STF) e trabalha com Pina na montagem de "Le Sacre du Printemps". 

Nina também trabalhou como assistente coreográfica do Tanztheater Wuppertal. Leciona na CND em Paris e Lyon, no CNSMDC de Lyon, na Menagerie de Verre em Paris, no Studio Kelemenis, na empresa Philippe Saire (Genebra) e com Christiane Blaise no Centro Coreográfico de Tours. Desde 1999, colabora com diversos coreógrafos, compositores e diretores. A coreógrafa oferece oficinas e viaja com suas peças para vários países da Europa, América do Sul e América do Norte. 

Para participar das audições 

Tãobonitodetãofeio, montagem da Cia com convidados
Os interessados em participar de dois workshops de dança contemporânea, a serem realizados nos meses de Novembro de 2013 e Janeiro de 2014 na cidade de Belém, Pará, devem se inscrever através do site da companhia: http://www.ciacenica.com, por onde será realizada a seleção, com análise do formulário e demais materiais enviados e que são exigidos pelo edital, que também está no site. 

Ao todo são 35 vagas, direcionadas a maiores de 18 anos, que desenvolvam trabalhos nas diferentes linguagens artísticas - teatro, dança, performance, circo, música - na região Norte do país (com residência comprovada de no mínimo 02 anos). Mas apenas um será escolhido para as montagens. 

“Gostaríamos de ter todos os 35 e sabemos que cada um terá uma maneira muito importante de interpretar os workshops que serão oferecidos. No final de tudo, teremos um material muito rico e o bom disso tudo é que cadastraremos 35 intérpretes, no nosso arquivo, e como a companhia não tem elenco fechado, sempre haverá possibilidades de participação em nossas montagens, como já aconteceu antes”, diz Danilo. 

Ele cita como exemplo, os dois intérpretes do grupo Palhaços Trovadores que já foram integrado a outras montagens. “Alessandra Nogueira fez o espetáculo Taobonitodetaofeio, em 2008, e Antonio do Rosário, este ano fez o Ciao! Buonanotte, Finito... 

Antonio do Rosário, em Ciao... Buonanotte, Finito!
"Para essa nova montagem teremos Michele Miranda, da Companhia Madalenas, e Andrea Torres, que dançou muito tempo na Companhia Tribus. 

Também estão no elenco e equipe da Companhia de Investigação Cênica, além de mim e de Icaro Gaya, Milton Aires e Marluce Oliveira. Acredito nestas conexões , trocas de experiências fazem o diferencial da CiaCênica”, finaliza. 

As audições iniciam em novembro deste ano e os participantes devem vir por conta própria. A produção do projeto, por meio de parcerias, oferecerá um pacote de hospedagem incluindo café da manhã, durante o período de realização do workshop, mediante o pagamento de R$ 150. 

Já para o intérprete selecionado, caso não resida em Belém, o projeto oferecerá hospedagem gratuita, além de cachê e uma bolsa de Pilates na Clinica Diogo Bonifácio, para treinamento durante o período de realização das montagens e apresentações, que será oferecida a qualquer um dos selecionados. 

Mais detalhes sobre a inscrição, acesse: http://www.ciacenica.com

Nenhum comentário: