10.9.13

As existências imagéticas e temporais de Belém

As ruas, as edificações, as praças, o vidro são alguns dos elementos presentes nas fotografias da exposição “Fisionomia Belém” e na palestra do professor Ernani Chaves, “Walter Benjamin e a fotografia de cidades”, que pretendem discutir a imagem contemporânea de Belém. A programação inicia no dia 16 de setembro, no Campus Alcindo Cacela, da Universidade da Amazônia (UNAMA). Entrada franca.

Os eventos integram o projeto “Comunicação, antropologia e filosofia: estética e experiência na comunicação visual urbana da contemporaneidade de Belém do Pará”, coordenado pelo professor Relivaldo Pinho, do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura, da UNAMA. Apoio da Fundação Instituto Para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa) e participação de professores, pesquisadores e alunos da UNAMA e da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

A ideia central do projeto é de que essa comunicação visual, que pode se situar em anúncios publicitários, fachadas, vitrines, edificações, se relaciona com o espírito contemporâneo e essa relação se dá de modo contextual entre características econômicas e estéticas, ou entre a experiência contemporânea e a estética comunicacional com a qual ela se liga. 

A contemporaneidade belenense exibe esses aspectos que são um tema não apenas fundamental, já estudado desde as Passagens Parisienses do século XIX por Walter Benjamin, mas evocativo para se pensar a condição contemporânea amazônica. Segundo o coordenador do projeto, o registro sobre a cidade é decisivo, mas, tão fundamental quanto, é a tentativa de reapresentar, com as fotografias e com os estudos, espaços, confluências, através de outras percepções.

“As imagens do projeto procuram representar uma contemporaneidade ignorada por um cotidiano que impossibilita uma reorientação do olhar, incapaz de perceber a cidade sob as várias existências imagéticas e temporais, sobre um espaço que se modifica, que abandona certas vivências e incorpora outras, na qual ruínas e novos edifícios coexistem, uma metrópole veloz, mas que ainda caminha, repleta de imagens que cintilam e de rostos anônimos”, diz Relivaldo. 

Para registrar e estudar esse aspecto contemporâneo da capital o projeto já realizou incursões em vários locais da cidade e seleciona diversas imagens que possam servir para a criação de uma certa fisionomia contemporânea de Belém. Essas imagens fazem parte de um acervo criado no site http://projetofisionomiabelem.blogspot.com.br/ e devem compor um livro com textos de pesquisadores que estudam a temática. 

Serviço
De 16 a 20 de setembro, visite a exposição “Fisionomia Belém” - Galeria Graça Landeira - Unama - Campus Alcindo Cacela, das 10h às 20h. No dia 20 de setembro haverá a palestra “Walter Benjamin e a fotografia de cidades”, com Ernani Chaves, professor do Curso de Filosofia da UFPA, às 19h. No auditório David Mufarrej, também na Unama , campus da Alcindo Cacela. Entrada Franca. 


Nenhum comentário: