24.9.13

Cineclube em Icoaraci e Sessão Maldita no Líbero

Em Icoaraci, tem sessão na quarta, 25, no Cineclube Coisas de Cinema. Na sexta, 27, a Sessão Maldita do Cine Líbero Luxardo, pode ser uma boa pedida pra dar o start da noite. A realização é do Espaço Coisas de Negro e do Cine Líbero Luxardo, respectivamente, com apoio da APJCC e curadoria de Aerton Martins.

O Espaço Coisas de Negro agora também é um espaço de cinema. Na verdade sempre foi um lugar aberto às intervenções audiovisuais, além de já ter sido tema de documentário, uma vez que o espaço é um dos redutos mais tradicionais do carimbó, em Belém. Lá, durante as rodas que acontecem há 12 anos, sempre aos domingos, rolam projeções de clipes e fotografias ligadas ao universo amazônico musical. 

Nesta quarta-feira, 25, porém, o Coisas de Negro abre alas ao cineclubismo, com a sessão de "Colateral", um longa metragem de Michael Mann. O filme é de ação e suspense. Traz o personagem Max, que vive há 12 anos como um simples motorista de táxi, já tendo levado os mais diversos passageiros a todos os locais de Los Angeles. Em uma noite aparentemente tranquila, ele encontra Vincent (Tom Cruise), um homem que pega o táxi como se fosse um passageiro qualquer. 

Para surpresa do taxista, no entanto, o homem é um assassino de aluguel, que está na cidade para completar o plano de um cartel do narcotráfico, que está prestes a ser condenado por um júri federal. Ele precisa matar cinco testemunhas-chave do processo e conta com Max para fugir da polícia local e do FBI, logo após cometer os assassinatos. Obrigado a seguir as ordens de Vincent, Max precisa ainda lidar com a possibilidade de ser morto por seu passageiro a qualquer momento, já que Vincent pode usá-lo para proteção pessoal. 

Com ótima atuação de Tom Cruise, o filme é considerado uma obra prima de Michael Mann, cineasta estadunidense, considerado um dos diretores americanos mais inovadores e respeitados em atividade. Possui um estilo bastante característico de filmar, bastante focado no apuro visual e no tom documental. 

Sessão Maldita - No Cine Líbero Luxardo, a Sessão Maldita, desta sexta-feira, 27, exibe "Faca na garganta". De acordo com Carlos Reichenbach (fonte: http://migre.me/g9sG8), trata-se de um "clássico exploitation de Jack Hill. Egresso da Corman´s Factory e contemporâneo de Coppola, Scorsese, Bogdanovich e Monte Hellman, Hill foi um dos únicos que seguiu, por três décadas, fiel ao espírito do cinema para Drive-In; pouca grana, histórias ágeis e criatividade a mil. Hoje é considerado um mito entre realizadores de porte e aficionados da sub-cultura. 

Faca na garganta [...] começa como um subproduto da Boca do Lixo, com gang de meninas malvadas, prisão feminina e vigilantes lésbicas interpretadas por atrizes histriônicas, cheio de clichês e obviedades. Aos poucos a geleia diluída vai se transformando numa incrível tragédia grega com muita luta de poder, vira um filme político e maoista (com direito a livro vermelho e tudo!) e termina com uma ode desenfreada à rebeldia. 

O filme é bsolutamente transgressivo e com uma antológica sequência numa pista de patinação no gelo. Dizem que ''Faca na Garganta'' é o filme fetiche das lésbicas americanas: pode e deve ser. É barato, é bom demais. Na sua displicência é deslumbrante. É rústico e desavergonhadamente talentoso, como ''Naked Kiss'' de Fuller e ''Two Lane Blacktop'' de Monte Hellman". 

Serviço
Coisas de Cinema apresenta “Colateral”, de Michal Mann. Dia 25 de setembro (quarta), às 19h30 - Espaço Cultural Coisas de Negro – Av. Lopo de Castro (antiga Cristovão Colombo), 1081/ Icoaraci. Na sexta-feira, dia 27, às 21h30, tem Sessão Maldita no Cine Líbero Luxardo (Centur) - Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo. Classificação: 18 anos. Tudo entrada franca.

Nenhum comentário: