11.9.13

Glória Ferreira fala sobre crítica de arte no IAP

Uma das mais importantes figuras da crítica de arte brasileira chega à Belém para palestra no Instituto de Artes do Pará. Voltada a estudantes, jornalistas, artistas e público em geral, será no dia 26 de setembro, no Teatrinho do IAP. Entrada franca.

Ela é responsável pela formação de diversos críticos de arte no país e ajudou a consolidar a crítica especializada no eixo Rio – São Paulo. Referência desde a década de 70, Glória Ferreira chega à Belém para palestra aberta, onde pretende dialogar sobre a crítica e a arte.

De acordo com ela, a abordagem da palestra perpassa pelos novos nexos entre os fatos artísticos e as descrições, avaliações e interpretações críticas na atual e reconhecida situação de crise da crítica de arte, em um contexto de crescente e ativa progressão de teorias textualizadas pelos artistas, constitutivas do devir da obra.

“Discuto a hipótese da inscrição da crítica como um dos dados do conceito estourado de 'obra' de arte, emprestando sentidos provisórios ─ permanente acontecimento, cujos critérios estão sempre em questão”, explica a curadora.

Doutora em História da Arte pela Sorbonne (França), Glória Ferreira é professora colaboradora na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua principal atuação é como crítica de arte e curadora independente. Entre suas curadorias constam: “Arte como Questão – Anos 70”, 2007; “Luciano Fabro”, 1997; “Hélio Oiticica e Lygia Clark”, 1986.

Também organizou diversos livros sobre o tema, como por exemplo: “Crítica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas” (Funarte, 2006); além de ser coorganizadora das coletâneas “Clement Greenberg e o Debate Crítico”, 1997, e “Escritos de artistas 1960/1970”, 2006. Atualmente dirige a coleção “Arte +”, publicada pela Jorge Zahar Editor.

Em recente entrevista ao síte do Fórum Permanente – ligado a Escola de Comunicação de Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Glória fala sobre sua formação, o trabalho desenvolvido e esmiúça um pouco do seria o papel ideal da crítica de arte. Acesse na íntegra: aqui.

Serviço
Palestra com Glória Ferreira no Instituto de Artes do Pará Quando: quinta-feira, 26 de setembro de 2013 Onde: Teatrinho do IAP – Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré Entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia. Informações: 4006 2900.

Nenhum comentário: