24.10.13

Black Soul Samba homenageia a guitarrada

André Macleuri (em pé), com a banda
O grupo “Guitarrada-Açu” vai fazer a festa desta sexta-feira, no bar Palafita. A partir das 20h com os DJs do coletivo e show a partir da meia noite. Antes, porém, tem lançamento do DVD de Mestre Vieira, na Estação das Docas (20h). É guitarrada pra todo lado!

 “A diversidade rítmica nas levadas de guitarra, bateria ou percussão, melodias criativas dentro de uma harmonia simples e principalmente o fato desse conjunto de coisas conseguirem um resultado esteticamente interessante e original”. É o que diz o músico André Macleuri do grupo “Guitarrada Açu” sobre a guitarrada, ritmo homenageado da Black Soul Samba essa semana.

Além disso, muita música paraense antiga e nova serão executadas pelos DJ's do coletivo Black Soul Samba formado por Uirá Seidl, Kauê Almeida, Fernando Wanzeller, Homero da Cuíca e Eddie Pereira. Nomes como Vieira, Aldo Sena, Curica, Cabloco Muderno, La Pupunã estarão presentes nos sets, além de samba e soul, para não perder a tradição da festa. 

“A Black sempre abriu espaço para a cultura genuinamente paraense, com forte influência caribenha, andina e africana, e a guitarrada não é diferente, com essa simbiose musical com ritmos maravilhosos como a cumbia, merengue e lambada”, diz Uirá Seidl produtor e DJ do coletivo. 

O grupo “Guitarrada-Açu” surgiu durante o projeto “Suíte Guitarradas Amazônicas” de André Macleuri, em que ele experimentava novas possibilidades na guitarrada, aproveitando a riqueza do estilo. Então veio a primeira apresentação na mostra do projeto em dezembro de 2009, no Instituto de Artes do Pará. 

Em 2011 viajou com os grupos “O Charme do Choro” e “Trio Manari” durante o projeto “Música na Estrada” da Conexão Vivo por municípios como Tomé-Açú, Paragominas e Dom Elizeu. Recentemente se apresentou na “Mostra Terruá Pará de Música”.

A banda aposta em um repertório essencialmente de guitarrada paraense, incluindo composições próprias, clássicos do estilo e músicas caribenhas adaptadas. André Macleuri (guitarra), Daniel Adjares (guitarra), Príamo Brandão (baixo), Heraldo Santos (percussão) e Junior Gurgel (bateria) forma o “Guitarrada Açu”. 

O repertório da apresentação dessa sexta trará duas músicas novas e inéditas da banda, mais algumas do projeto Suíte Guitarradas Amazônicas, incluindo “Lambada do Rio Guamá”, “Carimbó” e "Rio Tocantins” que terá a participação do saxofonista Stefano Manfrin. 

Mig Martins, do RJ
Guitarrada chama guitarrada - Será um show cheio de convidados e surpresas, o grupo tocará Aldo Sena e principalmente músicas do Mestre Vieira, pois, coincidentemente ele estará lançando seu DVD no mesmo dia, nesta sexta-feira, a partir das 20h, com discotecagem de Ed Pereria da Black Soul Samba. Parceria da pesada!

O show no Palafita tem as participações confirmadas do guitarrista e compositor carioca Mig Martins, que vem a Belém especialmente para tocar no show de Mestre Vieira, além de Givaldo Pastana e Davi Amorim, e outras participações que só quem for ao Palafita na sexta, irá conferir. 

Para André Macleuri, que também estará no show de Mestre Vieira, a guitarrada é um sentimento saudosista, porque existem certos temas do gênero que o tocam profudamente, para ele ouvir uma determinada música dessas é revisitar a sua infância e adolescência.

“Em meados da primeira década do século XXI, ao encarar o gênero com uma percepção de músico e pesquisador, me dei conta da jóia rara que ele é, o que me levou a querer pesquisar mais a fundo”, conta o músico. Na hora de compor André conta que o que mais o inspira são as viagens de barco.

“Digo isso porque grande parte das composições para o projeto do IAP, surgiram nas paisagens dos rios e do povo ribeirinho durante as viagens para Barcarena. Algumas das músicas possuem nomes de rios e baías. E penso que não é uma questão pessoal, o Daniel, o outro guitarrista da banda, também compôs algumas músicas no estilo na época em que trabalhava no Marajó. O ambiente ribeirinho realmente inspira”, diz Macleuri. 

Serviço
Nesta sexta (25) a Black Soul Samba está em clima de guitarrada e convida para um show especial o grupo "Guitarrada-Açu”, além dos DJs Black Soul Samba. A festa acontece no bar Palafita, começa às 20h, sendo o show às 00h. Os ingressos custam 15 reais e para estudantes 8 reais.

Nenhum comentário: