24.10.13

IAP divulga novos lançamentos literários

Na última quarta, 23, o IAP divulgou os premiados em Artes Literária. Os escritores contemplados nesta edição assinaram contratos de publicação de seus livros e foram apresentados ao público presente, com exibição de vídeo-documentário sobre suas trajetórias. A edição de 2013 recebeu mais de 65 obras e 11 foram selecionadas. 

A comissão avaliadora foi formada por 16 integrantes especialistas em literatura e o resultado homologado na última sexta-feira, 11 de outubro. Das 8 categorias disponibilizadas para receber inscrições, apenas a categoria “Dramaturgia”, prêmio Nazareno Tourinho, não foi contemplada. 

De acordo com o gerente de artes literárias do IAP, Tito Barata, a edição de 2013 teve como diferencial a entrada de escritores de outra cidades do Pará, como Anselmo Gomes (literatura infantojuvenil) e Franciorlis Viana (conto) de Castanhal. Além disso, Tito destacou ainda o prêmio post morten para Emir Bemerguy, cuja obra foi inscrita por sua filha, Lila Bemerguy, na categoria “memorialística”.

Para o gerente, este reconhecimento para a obra do autor santareno é um dos objetivos do prêmio IAP: o de proporcionar a visibilidade das obras dos autores paraenses. Lançado em 2002, o Prêmio IAP de Artes Literárias já publicou 48 obras importantes para a literatura no estado. 

Nomes como Carlos Corrêa Santos, Aílson Braga, Dand Moreira, Vicente Cecim, Daniel Leite, Nilson Oliveira, Guaracy Brito Júnior, Antônio Juraci Siqueira, Aldrim Figueiredo e João Bosco Maia, tiveram livros publicados com o selo do Instituto, fazendo com que o IAP se tornasse referência quando o assunto é o incentivo à literatura. 

Nestes 12 anos, o prêmio conseguiu aumentar o número de categorias literárias envolvidas, de 5 para 8 gêneros, nos quais foram incluídos “ensaio”, “memorialística”, “livro-reportagem” e “dramaturgia”. Devido ao seu aprimoramento, o Prêmio IAP de Artes Literárias tem sido reconhecido nacionalmente e se destacado em importantes publicações, como a do jornal “Cândido” da Biblioteca Pública do Paraná, que coloca o Instituto como “o principal incentivador local de literatura (...) que viabiliza a publicação de diferentes gêneros, além de promover cursos de formação para escritores e agentes de leitura”. 

A partir de 2011, o IAP resolveu homenagear expoentes da literatura paraense, nomeando as categorias com os escritores. Assim cada autor contemplado receberá os prêmios: “Nazareno Tourinho” para dramaturgia, “Haroldo Maranhão” para romance, “Euclides ‘Chembra’ Bandeira” para livro-reportagem, “Max Martins” para poesia, “Heliana Barriga” para literatura infantojuvenil, “José de Campos Ribeiro” para memorialística, “Maria Lúcia Medeiros” para conto e “Vicente Salles” para ensaio. Contemplados da edição 2013.

Na edição deste ano ao todo 11 livros serão publicados com o selo do IAP, dentre eles escritores iniciantes e importantes nomes da literatura paraense como Vicente Cecim, Alfredo Garcia, escritor de Bragança e o jornalista Ismael Machado que recentemente venceu os prêmios nacionais de reportagem: Vladmir Herzog e Líbero Badaró e o também jornalista Marcelo Damaso na categoria “romance”.

Nenhum comentário: