9.10.13

Música, arte e pesquisa nos 10 anos do Quaderna

O fim de tarde nesta quinta, 10, será especial no Ver-o-Peso, com o show “Quaderna e Kareca Braga Instrumental”, a partir das 16h. Mas antes, às 15h, o Veropa também será tema do debate “Ver-o-Peso Criativo”, debate com apresentação de Valcir Santos (prof. Economia/UFPA), que ocorrerá no SINDIFISCO. Tudo entrada franca. 

O show no Ver-o-Peso contará com participações especiais e músicas do projeto “Pregões – Melodia das Ruas”. A programação dos 10 anos do Quaderna marca a produção e o trabalho de pesquisa do Grupo.

O “Pregões...”, por exemplo, que vem sendo desenvolvido pelo grupo, por meio da Bolsa de Criação, experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Artes do Pará, e que em 2012 também passou a ser divulgado através do Prêmio PROEX de Arte e Cultura da Universidade Federal do Pará, tem como desafio, criar canções a partir dos pregões de rua - que são cânticos de venda dos comerciantes populares. 

“Esse fenômeno da oralidade vem desaparecendo no tempo e no espaço, talvez em decorrência das novas formas de comércio, que inibem o ambulante de transitar (trabalhar) em qualquer local.

Belém resguarda, mesmo que timidamente, o dom de entoar ‘jingles’ na voz de seus vendeiros – tapioqueiros, peixeiros, amendoinzeiros, pamonheiros e tantos outros -, permitindo que a cidade engravide de mágicas melodias, como se suas ruas fossem uma partitura viva, em compassos que vão da manhã até a noite, desenhando o perfil de uma época, de um povo”, diz Allan Carvalho (voz e violão base). 

O Quaderna que conta ainda com Cincinato Marques (voz e percussão) terá participação dos músicos Ziza Padilha (violão solo), Jonata (contrabaixo), Bruno Mendes e Franklim (percussão). "O objetivo é de valorizar a memória dos pregões, identificando sua importância na sociedade, no quanto está presente no imaginário de nosso povo, seja pela sua utilidade mercantil e como fonte inspiradora em uma das mais importantes épocas da música brasileira, contribuindo assim para a sua visibilidade", complementa Allan Carvalho. 

A apresentação desta quinta reedita uma “tocada” do Quaderna de dois anos atrás no Complexo do Ver-o-Peso, agora comemorando 10 anos de trabalho e também compondo as festividades do Círio de Nazaré. A programação contará com a participação do DJ Fernando Wanzeler (Boy) parceiro desde a versão anterior. 

Instrumental Kareca Braga - Mas não é só, o show terá ainda a presença do músico Kareca Braga, que junto com Zé Luiz Maneschy e Bruno Mendes brindarão o público com música brasileira, instrumental da melhor qualidade.

Kareca Braga é violonista, guitarrista e compositor. Formado em Violão Clássico e licenciado em música pela Universidade Federal do Pará (UFPA), participa ativamente no cenário musical da cidade de Belém. 

É fundador de vários grupos que obtiveram sucesso ao longo da história da música no Pará, entre eles, “Madeira Mamoré”, “Anestesia Geral” e outros. Desenvolve intenso trabalho educacional como professor no Instituto Estadual Carlos Gomes e já dividiu palco com artistas renomados da música nacional e internacional, tais como, Toninho Horta, Léo Gandelman, João Bosco, J.J. Jackson, Paulo André Barata, Galdino Pena, Mine Paulo Medeiros, Kzan Gama, Paulo Levy, Nego Nelson, MC Calibre entre outros. 

Serviço 
Show musical NO VER-O-PESO, com Quaderna e Kareca Braga Instrumental. A partir das 16h tem Som com DJ Fernando Wanzeler (Black Soul Samba) - intercalando as apresentações artísticas. E às 17h – Kareca Braga Instrumental. 18h15 – Quaderna. Mais informações: www.grupoquaderna.blogspot.com. O SINDFISCO, onde ocorrerá o debate “Ver-o-Peso Criativo”, às 15h, fica na Av. Boulevard Castilho França, 730, ao lado do restô Point do Açaí. Aproveite e veja a exposição de presentes e ornamentos criativos do Criar Amazônia.

Nenhum comentário: