6.11.13

Animalismo volta em cartaz no Cláudio Barradas

"Animalismo - A Nova Ordem Mundial" é realizado através do projeto de extensão "Novos Encenadores", com encenação do Grupo de Teatro Universitário (GTU), da UFPA. Inspirado no livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, o espetáculo cumpre a 3ª temporada, dias 8, 9 e 10 de novembro, no Teatro Cláudio Barradas, às 20h.

Escrito em 1945, Animal Farm (A revolução dos bichos), não foi o único livro de grande projeção do escritor que, em 1949, lançou Nineteen Eigthy Four ("1984"), onde aparece pela primeira vez o onipresente Big Brother, o Grande Irmão, que impressiona por sua veia visionária. Recomendo para quem ainda não os leu!

As fotos divulgadas pela produção do espetáculo, nos faz esperar algo impactante. É assim a obra de George Orwell, escritor inglês falecido em 1950, e que dedicou os últimos anos de vida a denunciar o comunismo stalinista. 

Desencantado com o socialismo, especialmente com sua faceta stalinista, causa que abraçara para  lutar contra o nazi-fascismo, ele publicou dois livros com impressionante projeção, e que acirraram ainda mais o feroz debate ideológico entre comunistas e democratas que dividiu o mundo intelectual na época da guerra fria.

Na montagem do GTU, que se inspira no primeiro livro, A Revolução dos Bichos,  o mote é a opressão e o caráter corrompido pelo poder.  Na história os animais, maltratados, humilhados e perseguidos pelos humanos que os comandam, são dominados por um espírito revolucionário ao lembrarem das palavras do porco Major que dizia "no futuro, os bichos tomariam o poder e transformariam a granja num lugar melhor para se viver".

Os animais da granja conseguem dominar a cena, os humanos são expulsos e um novo sistema se instaura na fazenda. 

Mas o que deveria ser de igualdade acaba ganhando proporções políticas onde o poder vence e transforma os animais revolucionários nos mesmos humanos hipócritas que antes, os oprimiam.

Atual com as manifestações populares que vem ocorrendo neste momento político no Brasil, "... as galinhas, por exemplo, viram os mascarados e vestidos de preto presentes nos protestos de rua, os chamados black bloc", brinca o diretor Marcelo Andrade. 

O projeto de extensão "Novos Encenadores" foi coordenado pelo professor Paulo de Tarso, em três meses de preparação corporal e montagem. Para realçar a catarse no público, a narração no palco é acompanhada por uma trilha executada ao vivo.  

Elenco: Ackson, Fender, Arthur, Santos, Bianca Palheta, Bruno Rangel, Day Ferreira, Diana Klautau, Diego Benicio, Dih Arero, Fábio Lima, Gabriela de Paula, Geane Di Oliveira, Iane Bitencourt, Isadora Lourenço, Jairo dos Anjos, Kahwana Pantoja, Karimme Silva, Larissa Xavier, Marcus Silva, Marília Berredo, Renata Miranda, Selma Salvador, Thainá Cardoso.


Ficha Técnica
Direção: Marcelo Andrade
Dramaturgia: Elise Vasconcelos, Kauan Amora, Marcelo Andrade
Preparação corporal: Allan Jones e Fábio Limah
Direção Musical: João Urubu Músico:
Diego Vattos
Figurino, Cenografia, Maquiagem e Arte: Kevin Braga
Iluminação: Enoque Paulino
Fotografia e Direção de Vídeo: Pedro Tobias
Produção: Cá – Teatro & Produções
Assessoria de Imprensa: Brunno Gustavo

Serviço
Espetáculo "Animalismo - A Nova Ordem Mundial", 3ª temporada. Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, sempre às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (rua Jerônimo Pimentel, esquina com travessa Dom Romualdo de Seixas - Umarizal). Ingressos: R$ 20 (com meia entrada para estudantes). Informações: (91) 8264-0364 / (91) 8250-5966. Fanpage: https://www.facebook.com/Animalismo

Nenhum comentário: