5.11.13

Dia da Cultura é comemorado na orla da Estação

Coletivo Dirgível / Foto Divulgação
A programação começa nesta terça-feira, 5, e segue com encenação de espetáculos teatrais e apresentações de danças regionais, até sábado, 9, na orla do complexo turístico, sempre a partir as 18h, com entrada gratuita. 

Para começar, o Dirigível Coletivo de Teatroapresenta, nesta terça-feira, o espetáculo “Sucata e Diamante”. Inspirado no conto “Mil e uma noites”, de Antoine Galland, a peça teatral conta a história de Aladim que se envolve em confusões e aventuras para realizar seus desejos e sonhos. Sem muitas oportunidades e alvo de preconceitos, o jovem fica rico do dia para a noite. Com a ajuda de outros personagens, a trama é narrada ao público. De forma lúdica, com músicas, o espetáculo busca a reflexão sobre a integração do indivíduo na sociedade. 

Grupo Muiraquitã / Foto: Geraldo Ramos
Na quarta-feira, 6, iniciam as apresentações folclóricas. Fundado em 1989, no bairro da Cremação, em Belém, o Grupo Parafolclórico Muiraquitã realiza um trabalho direcionado para as danças e músicas regionais. O grupo traz à orla da Estação o show “Raízes da Terra”. 

“Iremos apresentar danças tradicionais da nossa região, como o carimbó e retumbão”, adianta a coordenadora do Muiraquitã, Alcione Lima. 

A Trupe de Bubuia é a atração da quinta-feira, 7. O quarteto de palhaços formado por Jojoca, Rubilota, Chorona e Pierierieca, encena o espetáculo “Palhaçada no Rio”. 

No dia seguinte, 8, o Grupo Frutos do Pará apresenta show com base no folclore regional. O encerramento da programação alusiva ao Dia Nacional da Cultura fica por conta do Boi Veludinho, representando a tradição cultural de São Caetano de Odivelas, com direito a mascarados, cabeçudos, boi e bandinha de fanfarra. Segundo o gerente de Artes Cênicas da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Nando Lima, o objetivo do evento é promover a cultura paraense. 

Boi Veludinho / Foto: Geraldo Ramos
A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), através da Organização Social Pará 2000. 

Serviço
"Dia Nacional da Cultura” De 5 a 9 de novembro, a partir das 18h, na Orla do Armazém 3, na Estação das Docas (av. Boulevard Castilhos França, s/nº - Campina). Mais informações: (91) 3212-5525 ou   www.estacaodasdocas.com.br. Entrada franca.


Nenhum comentário: