27.11.13

Fé Cênica de volta a Belém com dois espetáculos

A Cia de teatro, que atua em São Paulo, está aqui pela segunda vez, este ano, para apresentar dois espetáculos no Sesc Boulevard, "Lendas, Para Que Te Quero!”, em sessões neste sábado, 30, e domingo, 1º de dezembro, sempre às 11h; e “Fogo Cruel em Lua de Mel”, que inicia temporada nesta sexta-feira, 29, ficando em cartaz até domingo, às 20h30. Tudo entrada franca.

O público adulto temo nova oportunidade para ver “Fogo Cruel em Lua de Mel”, peça escrita por Nazareno Tourinho, situada na noite de núpcias de Gil e Elza, que se casaram após onze anos de namoro.  O que poderia ser uma noite de amor acaba se tornando o momento em que as personagens discutem as diferenças de personalidade.

Um incêndio no hotel e a possibilidade da morte fazem com que Elza e Gil revejam os seus valores, o que muda o rumo de toda a peça, com final surpreendente. Com muito humor, o texto de Nazareno Tourinho provoca reflexão sobre a brevidade da vida e a maneira como as pessoas administram seu tempo e sonhos. Esta montagem já foi apresentada pelo grupo, em Belém, no primeiro final de semana deste ano em somente duas sessões.

Em São Paulo, a peça esteve em cartaz em diversos teatros desde o ano de 2007. “Gostamos de manter nossas montagens por períodos longos, acreditando que, assim, podemos amadurecer nosso trabalho. É a primeira montagem do grupo e sentimos muito carinho pelo autor Nazareno Tourinho, que sempre foi parceiro”, diz Claudio Marinho, diretor da peça, que tem no elenco os atores Viviane Bernard e Geraldo Machado.

Já o público infantil vai curtir “Lendas, Para Que Te Quero!”, que conta a história de Apoema, um pequeno índio que se isola numa floresta e recebe a missão de manter viva na memória das pessoas as histórias da mitologia amazônica. O texto, escrito pelo paulistano Geraldo Machado, reúne personagens conhecidos, como a Mãe D’água e o Curupira. 

Lendas da Amazônia - Para criar a peça, o autor incluiu personagens que poucas pessoas ouviram falar: Poré, o pai dos raios e trovões; Querpimanha, a mãe dos sonhos, são alguns personagens que mostram traços da cultura brasileira e estão na trama. 

Apoema não se sente apto para assumir as tarefas dos adultos em sua tribo e, por isso, decide se isolar na floresta. Ele cresce na mata, sem se dar conta, e continua com atitude infantil, até que recebe a visita de Querpimanha, a mãe dos sonhos.

Querpimanha propõe uma missão para Apoema, que precisa recuperar um pote onde ela guarda todas as lendas e que foi levado por Poré, o pai dos raios e do arco-íris. “Apoema vive uma aventura, encontra diversos personagens do lendário amazônico e descobre, na superação de cada desafio, que tem a missão de proteger as lendas do esquecimento”, explica Geraldo Machado, que é criador da Cia Fé Cência ao lado do paraense Claudio Marinho, que dirige e atua na peça infantil.

Para trabalhar na peça, o ator recorreu às recordações de infância, fase em que visitava com frequência a casa da avó Guiomar Marinho, localizada no meio de uma floresta no município de Peixe-Boi. “Não havia energia elétrica e nem outras crianças para fazer companhia. A brincadeira predileta era fazer cocar com penas de patos e galinhas e entrar na mata sozinho, como se fosse um índio. Sumia no mato, colhia frutas e entrava no igarapé. Era tudo muito normal”, conta Claudio, que divide a cena com Viviane Bernard e Geraldo Machado.

Para atuar e dirigir ao mesmo tempo, Claudio tem a parceria de Sonia Lopes, conhecida em Belém por seus trabalhos de iluminação cênica. Na peça “Lendas, Para Que Te Quero!”, além de assinar a iluminação, Sonia faz também assistência de direção. “Convidamos a Sonia Lopes para vir à São Paulo e participar do processo criativo. É fundamental ter alguém para olhar de fora e discutir sobre as cenas, já que fico no palco o tempo inteiro. Temos muita cumplicidade e conversamos sobre este projeto há mais de um ano”, comenta. 

Fichas Técnicas 

Fogo Cruel em Lua de Mel
Texto: Nazareno Tourinho
Elenco: Viviane Bernard e Geraldo Machado
Cenário: Sandra Rodrigues
Sonoplastia: Oiram Bichaff e Edu Gomes
Operação de som: Sergio Alexandre Nunes
Iluminação: Sonia Lopes
Figurinos: Viviane Bernard
Design gráfico: Reinaldo Elias
Ilustração: Arnaldo Menezes (Puga)
Fotos: Brends Nunes
Produção local: Sue Pavão
Direção de produção: Claudio Marinho e Geraldo Machado
Direção: Claudio Marinho

Lendas, Para Que Te Quero! 
Texto: Geraldo Machado
Elenco: Viviane Bernard, Claudio Marinho e Geraldo Machado
Assistência de direção e iluminação: Sonia Lopes
Cenários virtuais e animação: Alê Bocci
Música original: Claudio Hodnik
Operação de som e fotos para programa: Sergio Alexandre Nunes
Figurinos: Viviane Bernard
Design gráfico: Reinaldo Elias
Produção local: Sue Pavão
Direção de produção: Claudio Marinho e Geraldo Machado
Direção: Claudio Marinho

Serviço
A peça “Fogo Cruel em Lua de Mel” será apresentada nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, às 20h30, no  SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523, em frente à Estação das Docas).  A peça infantil “Lendas, Para Que Te Quero!” será apresentada no mesmo local, nos dias 30 de novembro e01 de dezembro, às 11h. Entrada franca. Informações: (91) 3224-5305/ (91) 3224-5654.

Nenhum comentário: