3.11.13

Super8 traz filmes que revolucionaram hollywood

A programação traz obras de Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Brian de Palma entre outros cineastas que formam o grupo de visionários que revolucionou o cinema hollywoodiano. Para revisitar essa época, o Cineclube Super8 realiza esta mostra com sessões às segundas e terças-feiras do mês de novembro, sempre às 18h, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, Campus Guamá. Ao final de cada sessão, haverá um debate sobre o filme exibido. A entrada é gratuita. 

Alguns períodos ficaram marcados para o cinema como símbolos de apogeu, de uma rara alquimia entre contexto, condições e talentos que resultaram em uma quantidade impressionante de grandes filmes, obras-primas. Nos Estados Unidos, esses foram os anos 1930, a Era de Ouro, de auge do cinema clássico hollywoodiano; e os anos 1970, quando esse paradigma mudou de vez em uma explosão de criatividade e experimentalismo. 

Ajudada pela crise que Hollywood encarava nos anos 60, culpa da concorrência com a onipresente e gratuita televisão primeira e dos próprios filmes conservadores em descompasso com a realidade de guerras, conflitos raciais, drogas e liberação sexual, uma geração de jovens, (um tanto) loucos e rebeldes invadiu os estúdios multimilionários e renovou o cinema. 

Entre 1967 e 1980, uma enxurrada de produções diferentes, esquisitas, ácidas e questionadoras estreou nas salas de todo mundo. Os orquestradores dessa revolução foram diretores, atores, produtores e roteiristas formados nas universidades de cinema e na cinefilia, vindos do meio independente e da televisão com uma nova maneira de pensar e fazer filmes.

Programação
  • 04 de novembro - Na Mira da Morte (1968), de Peter Bogdanovich
  • 05 de novembro - Cada um Vive como quer (1970), de Bob Rafelson
  • 11 de novembro - Estrada Sem Fim (1971), de Monte Hellman 
  • 12 de novembro - A Conversação (1974), de Francis Ford Coppola 
  • 18 de novembro - Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia (1975), de Sam Peckinpah 
  • 19 de novembro - Assalto à 13ª DP (1976), de John Carpenter 
  • 25 de novembro - A Outra face da Violência (1977), de John Flynn 
  • 26 de novembro - O Portal do Paraíso (1980), de Michael Cimino 


Serviço
Sessões sempre às 18h Auditório do ILC/UFPA. Entrada Franca.  Contatos: clubedecinemasuper8@gmail.com http://cineclubesuper8.blogspot.com.br/. Mais informações: João Cunha (81098766) - Sávio Oliveira (80436333).

Nenhum comentário: