18.1.14

Fome de Viver volta ao telão em cópia restaurada

Graças a ideia compartilhada entre empresas que administram espaços e salas de cinema no país, o longa de Tony Scott, estre­lado por David Bowie e Cathe­rine Deneuve, está de volta às telonas, pelo menos nas da capital paulista. Fome de Viver (1983/EUA) só entra em cartaz no dia 24, mas neste sábado, 18, tem pré-estreia, com sessão única, à meia noite... É só para fortes. No Espaço Itaú de Cinema (R. Augusta, 1475). E para quem curte Bowie, fica ligado que no final deste mês tem mais do Camaleão do Rock, no Brasil.

"Fome de Viver" é o segundo dos cinco clás­si­cos a serem exi­bi­dos em várias cida­des do país, pelo pro­jeto da Espaço Filme, um conglomerado de cinemas incluindo salas do Espaço Itaú, do Cinespaço e Cinearte, que dá a opor­tu­ni­dade de ver no cine­mas gran­des clás­si­cos do cinema, que são exi­bi­dos em várias cida­des do país. 

O longa marca a estreia de Tony Scott no cinema. Diretor de vinhetas e comerciais, ele acabou ganhando status de "cult" entre os admiradores da sub-cultura gótica. A fotografia  excessivamente escura e a temática do vampirismo nos faz entrar de imediato a um clima sombrio. Memorável, a cena com os protagonistas e a banda Bauhaus, numa boate gótica, bem no início do filme. No elenco ainda estão Susan Saradon e Cliff De Young.

Em abril de 2014, "Fome de Viver" completa 31 anos. No ano passado, a três décadas do longa só não foram mais comemoradas porque Tony, irmão do também diretor Ridley Scott, 75, no mês de agosto, cometeu suicídio.

O quarto filme da carreira de David Bowie é um dos mais cultuados, há, porém, mais trabalhos dele no cinema.  Desde os anos 1970, Bowie vem interpretando papéis em filmes dramáticos, de suspense, comédia, aventura e até uma participação em documentário. A versatilidade de Bowie também está no campo audiovisual. 

O primeiro filme foi "O Homem que Caiu na Terra (1976) e o último, "The Love, We Make" (2011), um documentário. Ao todo foram 14 trabalhos em cinema. Veja a filmografia aqui. O gosto pela imagem é explícito também em suas performances. O Camaleão do Rock, como é também chamado, é um dos escritores mais influentes da música pop mundial.  No último 8 de janeiro, ele completou 67 anos.

Próximos lançamento - Depois de Fome de Viver, a Espaço Fil­mes ainda vai lançar, no decor­rer deste ano: O Pequeno Fugi­tivo (Lit­tle Fugi­tive), de Ray Ash­ley e Mor­ris Engel; Os Pás­sa­ros (The Birds), de Alfred Hit­ch­cock e Monty Python e o Sen­tido da Vida (MontyPhython’s The Mea­nin­fof Life), de Terry Jones. Um Corpo que Cai, de Alfred Hit­ch­cock, lan­çado em dezembro, está em cartaz!

Exposição - Para quem ama David Bowie, uma dica. Vai ser aberta no Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS-SP, no dia 31 de janeiro, a exposição organizada pelo Victoria and Albert Museum (V&A) de Londres. Tido como um dos mais importantes museus do mundo na área de design, o V&A teve acesso sem precedentes ao The David Bowie Archive para criar esta exposição. 

A exposição traz set lists, letras de músicas, manuscritos, instrumentos e desenhos. A mostra brasileira inclui 47 figurinos, trechos de filmes e shows ao vivo, videoclipes e fotografias. Organizada tematicamente, a exposição leva os visitantes a uma viagem por meio de inúmeros personagens de Bowie e performances lendárias, destacando suas influências artísticas e suas experiências com o surrealismo, o expressionismo alemão, a mímica e o teatro Kabuki.

Nenhum comentário: