7.1.14

Gabriel Chaim mostra as faces da guerra na Síria

O fotógrafo paraense abre nesta sexta-feira (10), na Galeria Gotazkaen Estúdio, em Belém, a exposição 'Zaatari- Filhos da Guerra'. O trabalho conta com 26 imagens do fotógrafo que eternizou os refugiados da guerra na Síria, onde passou três meses.  A entrada é gratuita.

Crianças e jovens marcados pela guerra, vivendo de forma improvisada para fugir do horror e da violência, são momentos enfatizados na mostra.Nas fotos, Chaim procura mostrar a infância roubada dessas crianças que estão sujeitas a um futuro incerto devido a guerra. 'Enquanto formos egoístas, estaremos fadados ao nosso próprio abismo', afirma Gabriel, que em fevereiro deve voltar à Síria.

Enquanto todos preparavam suas festas de final de ano, o trabalho de Chaim rendeu nove minutos de uma matéria veicula no Programa 'Fantástico', da Rede Globo, no dia 29 de dezembro. Segundo o fotógrafo, a exposição em Belém também tem por objetivo ajudar os refugiados sírios através de donativos. 

O fotógrafo visitou  diversos campos de refugiados na Jordânia, Iran, Iraque, Faixa de Gaza e Turquia. Para ele, o trabalho significou uma jornada para a eternidade. 

"Somos um ponto na imensidão infinita, porém, somos o elo que conecta todos os outros pontos nos transformando em um... 

Queria que a realidade fosse colorida, como uma paisagem desenhada pelos traços singelos de Monet, mas não! A realidade é cinza, com manchas vermelhas de sangue e cabe a cada um de nós, apreender a respeitar as diferenças para depois disso podermos dizer com propriedade: Hoje, somos um milhão em um...", diz Gabriel.

As fotos de Chaim fazem parte do projeto 'Kitchen4life.org.' que o fotógrafo vem realizando há dois anos, onde visitou campos de refugiados no Oriente Médio. O projeto tem parceria com a 'ONG Syrian team for progress and prosperity', que fica localizada em Aleppo na Síria e ajuda 600 crianças diariamente com comida, escola e remédio. 

Coordenada pela Name Comunicação, na exposição os frequentadores também poderão adquirir algumas telas que serão convertidas em donativos para os sírios. Gabriel Chaim tem 32 anos e nasceu em Oriximiná, no Pará. A exposição de Chaim tem apoio das ORM, Name Comunicação Integrada, O Boticário, Marcus Tatoo, M. Officer e DNA Natural.

Serviço
Exposição 'Zaatari- Filhos da Guerra', do fotógrafo paraense Gabriel Chaim. A abertura acontece nesta sexta-feira (10) na Galeria Gotazkaen Estúdio (Rua ó de Almeida, 755, Comércio), a partir das 19h, com entrada franca.

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: