14.1.14

Laboratório de animação comemora atividades

Criado para dar suporte aos talentos das oficinas de desenho animado, o Laboratório de Animação da Fundação Curro Velho completa um ano nesta quarta-feira, 15, como espaço para aprender e aperfeiçoar habilidades artísticas de criação em formas animadas para o cinema. Tudo sem pagar nada. 

Depois de uma bem-sucedida exibição da Mostra Pirilampo de Cinema de Animação, premiação de curtas no Cobra Criada do Curro Velho, workshops, bate-papos com animadores conhecidos no Estado e nacionalmente, o laboratório de animação pretende seguir com o aperfeiçoamento continuado e incorporar novas programações na agenda. 

Transformar a mostra Pirilampo em mostra itinerante, trabalhar formatos em que o aluno consiga fazer um filme completo em uma oficina de 30 horas, cineclube de filmes de animação entre outras ideias. O destaque do espaço é a função de oportunizar o desenvolvimento do talento em animação dos alunos.

“Eu fico muito feliz em ver garotos de 12, 15 anos fazendo um filme completo, digitalizando imagem, fazendo colorido e composição de personagem e cenário e ainda editar no final”, explica Andrei Miralha, responsável pelo laboratório. Ele acredita no projeto como forma de expandir o trabalho de animação em cinema em todo o Pará. 

A partir de 12 anos de idade já é possível participar de uma oficina de animação na Fundação. Os interessados em aprender devem se inscrever assim que as inscrições começarem devido à alta procura e o número limitado de vagas. As oficinas regulares do Curro Velho se iniciam depois do carnaval.

O começo de tudo - As primeiras oficinas não eram oferecidas regularmente e ainda tinham poucos recursos em edição e montagem. Assim começava a trajetória do espaço que daí para frente só tendia a crescer. No decorrer do tempo e com o mercado em expansão houve o interesse dos alunos em continuar experimentando e praticando exercícios de animação. 

“Tivemos necessidade de oferecer oficinas com maior regularidade porque observamos que tinham alunos com talento e então precisávamos de um espaço mais adequado e melhores equipamentos para oferecer a eles”, conta Andrei Miralha, responsável pelo Laboratório de animação.

Durante o ano de 2012 as oficinas ganharam regularidade e em 2013 foram selecionados 10 alunos que dariam início às atividades do laboratório oficialmente. Eles puderam se aperfeiçoar no processo de criação e produção de filmes de animação. Passaram pela ideia, roteiro, storyboard, animatic, animação, tratamento das cores, composição gráfica e edição. Elementos fundamentais na área. A proposta era a de cada um desses alunos começassem a construir um curta de 1 minuto para serem exibidos na TV, por meio de um apoio da Rede Cultura de Comunicação.

Luana Esquerdo, aluna de animação do Curro Velho
Profissionalização - As oficinas de iniciação e aperfeiçoamento começaram a serem feitas no laboratório devido ao suporte melhorado. 

Materiais como Miriti, garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza e arames começaram a ser utilizados na montagem de bonecos para filmes em stop motion. Produtos de um processo mais aprofundado e profissional. Durante todo o ano de fundação o laboratório seguiu com essas atividades.

Cada vez mais o espaço agrega alunos interessados em frequentar e dar continuidade aos trabalhos. Transformando o laboratório em um lugar de aprofundamento e encontro com instrutores e alunos experientes. E é com o intuito de gerar o desenvolvimento da aprendizagem em animação que o laboratório prossegue. “A gente se dispõe a ajudar para que o aluno realize o filme dele por completo, independente de oficinas”, completa Andrei.

Iago fala com entusiasmo sobre a experiência
Magia - Os alunos que frequentam regularmente o laboratório são interessados na área e pretendem continuar participando. Luana Esquerdo tem 23 anos e gosta de desenhar desde pequena e descobriu no curso que animação é feita com desenhos. Luana se encantou quando conheceu as etapas de criação de filmes animados. 

“O mais legal é o conhecimento e o incentivo que o laboratório nos dá. Aqui é o único lugar que eu conheço que a gente aprende e pode seguir treinando”, explica. Iago Brandão tem 13 anos e sempre quis saber como se fazia uma animação. Começou copiando os desenhos do irmão e depois fez oficina de stop motion no Curro Velho. Ele foi um dos selecionados para começar as atividades do laboratório. 

“Eu gosto muito de desenhar e sou fã de anime e a oficina de animação me atraiu muito. Durante esse ano do laboratório eu descobri que o processo demora e é trabalhoso. Por isso acho importante e vou continuar até quando puder”, finaliza Iago.


2 comentários:

MARIO DESIGNER disse...

É isso ai Andrei,a oportunidade dada pelo curro-velho tem de fato sido um fator determinante para novos artistas e novas possibilidades,um marco e um grande passo para a próxima safra de animadores paraense.

MARIO DESIGNER disse...

É isso aí Andrei,uma grande iniciativa do curro velho,uma marco e um grande passo para o aperfeiçoamento de novos artistas e novas possibilidades.
A animação paraense só tende a ganhar com isso!