27.1.14

Palhaços Trovadores festejam 15 anos de graça

Os Palhaços Trovadores em estado de Graça há 15 anos
A partir de hoje o principal picadeiro da cidade estará instalado no Teatro Universitário Cláudio Barradas, onde os Palhaços Trovadores irão apresentar, ao longo da semana, seis espetáculos que representam uma trajetória de 15 anos do grupo Palhaços Trovadores. 

A programação dos 15 anos de graça vai até sábado, 02 de fevereiro. Na quinta-feira, 31, porém, eles deixam o teatro e fazem um pit stop na Casa dos Palhaços, onde o público vai curtir um Cabaret Clown. Anotem! 

Para fazer uma síntese desta carreira, que já tem 15 primaveras, foram programados o primeiro trabalho do grupo “Sem Peconha eu não trepo nesse Açaizeiro”, que será apresentado nesta segunda-feira, 27. Criado em 1998, o espetáculo se utiliza de trovas, as quais falam de mitos e lendas amazônicos, para construir cenas engraçadas e líricas embaladas por canções populares.

O grupo traz no repertório trabalhos ligado às festas populares. E para representar bem esta linha de apresentações, foi escolhido “O boi do Romeu no curral da Julieta”, o espetáculo mais representativo em termos de quadras festivas, que será apresentado na terça-feira, 28. Trata-se de uma adaptação da obra de Shakespeare para o enredo do boi-bumbá, desenvolvido através da ótica do palhaço, no ano de 1999.

Na quarta-feira, 29, o emocionante “Amor Palhaço”, criado em 2002, estará em cena. É um dos maiores sucessos do grupo e fala do amor visto sob a ótima do palhaço. Já na quinta-feira, 30, será apresentado “Reprises”, o espetáculo mais recente do grupo, montado em 2011, reunindo cenas tradicionais de circo, com outras criadas pelos próprios Palhaços Trovadores.

Casa dos Palhaços
Na sexta-feira, 31, não tem espetáculo no Teatro Cláudio Barradas, pois a festa será na Casa dos Palhaços, onde será realizado o Cabaret Clown, uma edição especial do principal projeto da sede do grupo, o “Palhaçadas de Quinta”.

Nesta edição serão apresentados vários números de clown, entre eles, um com Juvenal Bernardes, artista que veio de Minas Gerais para participar do evento.

No sábado, 01 de fevereiro, as apresentações voltam para o Cláudio Barradas, onde será apresentado “O menor espetáculo da terra”, um espetáculo experimental que mistura as linguagens do clown com o de teatro com bonecos. O projeto foi contemplado com o prêmio Claudio Barradas da Secretaria de Cultura do Estado do Pará – Secult (montagem), em 2010.

No domingo, 02 de fevereiro, para encerrar tudo em ritmo de carnaval, Os Palhaços Trovadores vão mostrar ‘Ó, abre alas’. Em cena, o brinquedo carnavalesco retoma antigas marchinhas e a ideia dos blocos de sujos, apresentado em ruas e bares. Tudo no método clown.

Pioneiros no trabalho com o clown, o grupo trabalhou bastante e foi, pouco a pouco, definindo sua linguagem e sua poética, seu modo amazônico, porém, universal.

O Menos Espetáculo da Terra
Montou repertório ligado às festas populares, apresentando sempre seus espetáculos no correr dos anos, amealhando um grande público e percorrendo sempre os bairros da cidade de Belém, outras cidades do estado, comunidades e vem realizando intercâmbio com outros palhaços do país, desde sua fundação, realizando programações sempre abertas aos artistas locais e ao público em geral.

Já conquistou uma sede, a Casa dos Palhaços, onde realiza seus treinamentos e ensaios, mas também diversos projetos, encontros, oficinas, palestras, espetáculos e uma biblioteca que tem como madrinha a professora e diretora de teatro Maria Sylvia Nunes.

Linguagem do clown – Os Palhaços Trovadores é um grupo pioneiro no trabalho e pesquisa da linguagem do clown na região Norte, construindo sua poética de modo amazônico, porém, universal. Montou repertório ligado às festas populares, apresentando sempre seus espetáculos no correr dos anos, amealhando um grande público e percorrendo sempre os bairros da cidade de Belém, outras cidades do estado, comunidades e vem realizando intercâmbio com outros palhaços do país, desde sua fundação, realizando programações sempre abertas aos artistas locais e ao público em geral.

Já conquistou uma sede, a Casa dos Palhaços, onde realiza seus treinamentos e ensaios, mas também diversos projetos, encontros, oficinas, palestras, espetáculos e uma biblioteca que tem como madrinha a professora e diretora de teatro Maria Sylvia Nunes.

Desde sua criação, o grupo vem apresentando seus espetáculos pelos bairros da cidade de Belém, outras cidades do estado, comunidades e vem realizando intercâmbio com outros palhaços do país, desde sua fundação, realizando programações sempre abertas aos artistas locais e ao público em geral.

PROGRAMAÇÃO

CASA DOS PALHAÇOS TROVADORES
Travessa Piedade, 533, esquina com a Tiradentes – Reduto

31 DE JANEIRO – 20H
Cabaret Clown – Ingresso: pague o quanto quiser

TEATRO CLÁUDIO BARRADAS
Jerônimo Pimentel, com Dom Romulado de Seixas – Entrada franca.
20h – Ingresso R$ 10,00 e RR$ 5,00 (meia)

27 DE JANEIRO
SEM PECONHA NÃO TREPO NESSE AÇAIZEIRO

28 DE JANEIRO 
O BOI DO ROMEU NO CURRAL DA JULIETA

29 DE JANEIRO
AMOR PALHAÇO

30 DE JANEIRO
REPRISES

01 FEVEREIRO
O MENOR ESPETÁCULO DA TERRA

02 DE FEVEREIRO
Ó ABRE ALAS

Nenhum comentário: