17.1.14

Reator recebe Léo Bitar e Alexandre Sequeira

Léo Bitar e Alexandre Sequeira mostram, a partir de hoje, no Espaço Cultural Contemporâneo Reator, o resultado de suas pesquisas “Caixas Sonoras” e “A fotografia que nos está destinada”, realizadas através da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do IAP. Abertura às 17h, com entrada franca.

O IAP dá sequência a apresentação dos resultados das pesquisas realizadas ao longo de 2013, por artistas contemplados com suas bolsas. Duas delas estão vindo à público a partir de hoje e quem gosta de arte não deve perder. 

Além de conferir as obras de dois grandes talentos,  será também mais uma oportunidade para voltar ou mesmo conhecer o Reator, que vem se consagrando como um espaço para a arte contemporânea em seus diversos formatos. 

Artista visual e professor, Alexandre Sequeira realizou sua pesquisa na Vila de Abacatal, em Ananindeua, durante o ano de 2013.  “A Fotografia que nos está destinada”, de Alexandre Sequeira, é um projeto de pesquisa em artes, que se propõe a percorrer as dobras do tempo em busca de vestígios da história de amor entre um poderoso senhor de engenho e uma escrava. 

Imagens de origem diversas, anotações, documentos, buscam conceber uma livre interpretação da história e da Vila Quilombola de Abacatal, em Ananindeua - Pará, surgida no início do século XVIII a partir dessa relação.

Sequeira diz que “o trabalho vai ganhando corpo no decorrer da relação, e a relação, de certa forma se estabelece a partir da fotografia”. 

O projeto segue a linha de projetos anteriores do artista e utiliza a fotografia como um instrumento de aproximação, de contato. 

“A fotografia que nos é destinada” conta não só a história de amor entre o senhor de engenho e a escrava, mas a própria história do Quilombo de Abacatal.

Já o designer de som e pesquisador na área da produção musical e sonora, Leo Bitar, exibe “Caixas Sonoras – Realidade Ampliada”, que consiste numa coleção de sons acondicionados e dispostos de forma a serem degustados pelo público em toda a plenitude. 

Lugar 1, Lugar 2 e Lugar 3 são caixas que chamam o espectador a interagir e adentrar, atravessar, tocar e se encostar, para que todo o corpo participe da experiência sensorial proposta pelo artista. Sons de passarinhos e de mar, sons de cidade, estática e ruídos de agulha num disco de vinil, foram reunidos para mostrar a diversidade de frequências sonoras que nos cercam e compõem a trilha cotidiana da vida de cada um de nós.

Serviço
Vernissage do artistas Léo Bitar e Alexandre Sequeira. Sexta, 17 de janeiro de 2014, 17h
Espaço Cultural Reator – Travessa 14 de abril, 1053. Entrada franca. 

Nenhum comentário: