1.2.14

Abertas as inscrições para edital de bolsas do IAP

Este ano, três novas áreas e aumento no valor do recurso para pesquisa e criação artística.  A partir de segunda-feira, 03, o edital e os formulários de apresentação dos projetos estarão disponíveis no site www.iap.pa.gov.br. As inscrições são gratuitas, até 19 de março.

Ao todo, 30 artistas serão contemplados. É pouco diante da demanda, sabe-se disso e a cada ano diversos bons projetos acabam ficando de fora, mas ainda é a ação de política cultural com que a área cultural pode contar, pontualmente. E é a mais importante iniciativa do IAP, que chega a sua 13ª com novidades: a inclusão das categorias moda, design e gastronomia e o aumento no valor do prêmio, que sobe de 15 para 18 mil reais. 

O edital nasceu junto com a missão do IAP, que é de aprimorar, fortalecer e colaborar para o aperfeiçoamento do artista no Pará. Nesta nova edição o Instituto conseguiu reajustar o valor da bolsa em 3 mil reais, caracterizando uma conquista para a classe artística.

Para o presidente do IAP, Fábio Souza, a inclusão dessas expressões vem para preencher uma lacuna, uma vez que a bolsa é destinada a todas as formas de manifestação artística, sejam elas na cultura popular, erudita e de identidade.

O investimento do IAP, este ano, é de R$ 540 mil, a serem aplicados em projetos culturais em todo o estado. Em 2013, o Instituto destinou R$ 450 mil, para projetos que circularam em Belém e mais 8 localidades do Pará: Marituba, Santarém, Marabá, Castanhal, Moju, Soure, Paragominas, e região das ilhas de Belém e Ananindeua, incluindo vilas e áreas rurais, como os quilombos de Abacatal (Ananindeua) e Nova África (Moju).

Para 2014, o IAP acredita que essa amplitude será ainda maior, devido o rumo tomado pelo Circuito das Artes – ação que congrega o resultado de todos os trabalhos dos bolsistas e os coloca em visibilidade para além dos locais onde foram produzidos.

Serviço

Edital de Bolsas 2014 do Instituto de Artes do Pará. De 3 de fevereiro a 19 de março de 2014. Informações: 4006 2900 / www.iap.pa.gov.br.

Nenhum comentário: