19.2.14

Hardcore do Ratos de Porão aterriza em Belém

O show será uma prévia do novo disco, que tem como referência antigos trabalhos da banda, como “Anarkophobia” e “Crucificados pelo Sistema”. "Século Sinistro" traz Moysés, do Krisiun, nos solos de guitarra de "Neocanibalismo", além do porco Atum, no backing vocal da faixa "Sangue & Bunda". Nesta sexta-feira (21), no Espaço Botequim.

O grupo paulistano faz show em comemoração aos 30 anos de carreira. “Crucificados pelo Sistema”, disco de estreia do Ratos de Porão, é a trilha sonora do Apocalipse que se esperava em 1984. 

O trabalho toca em temas como a violência da ditadura militar, a paranóia da guerra fria e a crise econômica brasileira. Como se sabe, o mundo não acabou. Tampouco o grupo de hardcore paulistano, que consegui ficar unido e na ativa por todo esse tempo, além de se tornar referência nacional e internacional do estilo. Convenhamos, mais difícil que sobreviver ao armagedom.

No ano que se comemora o aniversário de trinta anos de lançamento do “Crucificados pelo Sistema”, o Ratos de Porão se prepara para relançar o álbum em vinil, quatro meses depois de relançarem o bolachão de “Brasil”, disco de 1989, com três faixas bônus em inglês. Este ano ainda guarda a estreia de um disco de inéditas, "Século Sinistro", décimo sexto na carreira, sucessor de "Homem Inimigo do Homem", lançado em 2006.

Referência do punk - Com 33 anos de carreira, os Ratos de Porão são os pioneiros do punk brasileiro e provavelmente a banda de hardcore mais conhecida do país, graças ao seu desbocado vocalista, o apresentador de tevê João Gordo. 

O grupo ainda conta com Jão, Guitarrista fundador do grupo (antes mesmo da entrada de João Gordo), Boka, baterista de Santos que entrou na banda em 1991, e o baixista Juninho, caçula do grupo, com “apenas” dez anos de Ratos de Porão.

Nos últimos anos a banda vem experimentando um período de resgate da sua história, como o lançamento do documentário “Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão”,de Fernando Rick e Marcelo Appezzato, de 2008, e coletâneas como “No Money No English”, de 2012, contendo sobras de estúdios e gravações ao vivo reunidas desde a década de 1990.

Fora do país, entretanto, a banda é idolatrada há tempos. Prova disso foi que recentemente participou de uma maratona de  shows internacionais pela Europa, realizada entre junho e julho de 2013. Foram ao todo 12 shows, por países como Espanha, Portugal, Itália, Eslovênia, República Tcheca, Alemanha e Eslováquia.
Quem abre o show são outros veteranos: os paraenses do Baixo Calão. Celebrando 18 anos de carreira, o grupo de grindcore apresenta o show de lançamento do LP “Grindiagnosticore”.

Serviço
O show do Ratos de Porão (SP). Nesta sexta-feira (21), às 20 horas, no Botequim (Av. Gentil Bittencourt, nº. 1445, bairro Nazaré). Abertura: Baixo Calão (PA). Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada). Locais de venda: Distro Rock (Rua dos 48, N 42 , loja 12) ou no site https://ticketbrasil.com.br/show/ratosdeporao-pa/. Telefone: (91) 3083-0152.

(com informações enviadas pela assessoria de imprensa local)

Nenhum comentário: