12.2.14

SãodiPonte mostra ao público trabalhos autorais

Organizado por músicos e produtores, o “SãodiPonte” apresenta no Teatro Waldemar Henrique, nesta sexta, 14 de fevereiro, às 20h, o show “Três para quatro”, reunindo o artista Lucas Guimarães e as bandas Itinerário Boomerang e Casa de Folha, que mostrarão seus trabalhos autorais, além da ação visual de vídeo mapping do Vj Kauê Lima.

Reunindo artistas e produtores em uma rede de diálogos e ideias a fim de promover a produção e a circulação de arte, cultura e entretenimento, o SãodiPonte faz referência ao conhecido hospedeiro de áudios na internet (Soundcloud) e pela naturalidade do músico e garoto das palafitas de Belém, se prontificou como o “ser da ponte”. Ponte, esta, que é de informação sonora, visual e coletiva.

O show mostrar ao público o trabalho autoral das bandas e seus diálogos com outras artes e culturas de seus cotidianos. “Sentimos que começamos a amadurecer as ideias e as propostas se tornam mais nossas, e consequentemente mais de todos”, explica André Butter, músico do Casa de Folha. 

As três bandas e artistas reunidos neste primeiro show afirmam seu espaço na cena paraense e trazem como traço em comum a origem em movimentos de arte de rua e carregam consigo um misto de poesia e musicalidade que se prontifica como fundamental no cotidiano sonoro.

“Acreditamos que com a colaboração e bem querer à cultura e música paraense é possível trilhar novos rumos para a produção e brindar a cidade com mais um espetáculo”, finaliza Butter.

O SãodiPonte também visa a formação de público e o acesso do cidadão a cultura. O projeto conta com apoio do Parque dos Igarapés, NINE, Na Figueredo, Fundação Curro Velho, Disaster Produções, Cachaçaria Meu Garoto e do blog Holofote Virtual.

SOBRE OS ARTISTAS ENVOLVIDOS

Lucas Guimarães - Vulgaridade e contradições, delicadezas e histórias sórdidas são algumas das características das músicas de Lucas Guimarães. Nascido em Abaetetuba (PA), no Baixo Tocantins, o cantor e compositor de 24 anos, começou a compor aos 15 anos, ainda sem pretensão por carreira. Influenciado por Chico, João Gilberto, Drexler, entre outros.

Em maio de 2011, Lucas lançou sem primeiro EP, intitulado ''1930''. Poucas semanas depois do seu lançamento, foi convidado pra tocar no Projeto Esquentando a Fita, produzido pelo pessoal da Galeria GotazKaen.

Um fato instigante nos arranjos das canções é a falta de uma banda convencional e a inserção de efeitos produzidos pelos pedais de guitarra, soando em um violão de nylon. Hoje morando em Belém, Lucas trabalha na pré-produção de seu Disco Oficial, que será lançado ainda este ano. O disco promete abusar de efeitos psicodélicos e sons percussivos tirados do próprio violão, sem esquecer as letras de diversas experiências, que vão do real ao surreal.

Itinerário Boomerang - Projeto musical de dois irmãos oriundos da Objecto Quase (banda que integrou o cenário independente de Belém nos últimos quatro anos, chegando a participar da final do Festival CCAA 2012), o Itinerário Boomerang traz agora um novo formato, que propõe a união de composições autorais de Caio Tobit e Raoni Figueiredo, num modo mais intimista e contemplativo.

As canções tratam das relações humanas que as pessoas podem ter no percurso de suas vidas, numa cidade com chuvas, espaços e costumes tão inspiradores. Transitando por estilos como o folk, rock e a música brasileira, o Itinerário Boomerang apresenta suas músicas com apenas dois violões e alguns instrumentos como escaleta, gaita e programação de efeitos. 

O Itinerário Boomerang é a saída para respirar outros ares e voltar para o lugar que provoca assim como o nome do projeto a proposta é lançar sonoridades materializadas e ter de volta a energia produzida por aqueles que a consomem.

Casa de Folha - Com três anos de estrada, o Casa de Folha segue a lida de contar e cantar histórias.

O som que mostra a identidade de cada integrante com seu cotidiano, crenças e influências é reflexo do ser urbano paraense e o contato com a música e sonoridade que o cerca.

As letras intimistas trazem  pegadas mais altas e texturas peculiares, o grupo enxerga neste ano, o ano de sua afirmação. A prova de que se cresceu e pode se conquistar muito mais.

Serviço

“SãodiPonte”  apresenta “Três para quatro”.  Dia 14 de fevereiro, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique. Participação de Lucas Guimarães e das bandas Itinerário Boomerang e Casa de Folha + Vídeo mapping com o Vj Kauê Lima. Ingressos antecipados, à venda na loja Na Figueredo - R$ 10,00. 

Nenhum comentário: