11.3.14

Cinemúsica para grandes compositores no Da Paz

Em circulação com a  Camerata Brasil, o projeto vai completar um total de 26 apresentações gratuitas este ano, entre concertos públicos e didáticos, em  13 cidades brasileiras.  Em Belém, o Cinemúsica homenageia Dorival Caymmi, Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos e conta com a participação especial de Dori Caymmi, nesta quinta-feira, 13 de março, às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca.

Idealizado pelo pianista paulista Marcelo Bratke e pela artista plástica Mariannita Luzzati, o projeto Cinemúsica, que também foi premiado no Sarajevo Winter Festival - Art of Touch,  celebra dois gigantes da música do nosso País: Dorival Caymmi: um compositor popular com espírito erudito, e Heitor Villa-Lobos: um compositor erudito com alma popular.

A apresentação é um tributo a Caymmi cuja obra, segundo Marcelo Bratke, “reveste-se de uma simplicidade maravilhosa”. O projeto traça um paralelo entre as obras destes dois grandes compositores, onde o erudito e o popular nutrem-se mutuamente e se completam para revelar ao público a diversidade da cultura e da música brasileiras.

Os concertos  já percorreram várias cidades do Brasil, entre elas São Paulo, Mariana, São Luis, Vitória, Corumbá e Aracaju. No Pará, o pianista Marcelo Bratke e a Camerata Brasil já passaram por Marabá e Canaã dos Carajás  e  agora chegarão em Belém repetindo o grande sucesso daquelas apresentações. Depois de Belém, o projeto irá para Nova Lima, Itabira, Rio de Janeiro e Carajás.

Dori, em participação especial
Cinema e música - O espetáculo enfoca os elementos da natureza que inspiraram Dorival Caymmi através de u concerto multimídia no qual o cenário é o filme intitulado “Mar” da artista plástica Mariannita Luzzati, que leva o expectador a vivenciar um estado profundo de contemplação. Os arranjos das obras de Caymmi foram feitos especialmente para este projeto por seu filho, o compositor, cantor e violonista Dori Caymmi.

Camerata Brasil - Projeto sociocultural de Marcelo Bratke, a Camerata Brasil é patrocinada pela Vale, que tem recebido o aval de importantes instituições do Brasil e do mundo, dentre as quais o Ministério das Relações Exteriores, Arts Council of England, The New York Times, Yomiuri Shimbun, Rede Globo e BBC de Londres.

O Programa Camerata Brasil já realizou, desde sua criação, 4 grandes turnês nacionais e 3 turnês internacionais, totalizando 86 concertos públicos e 62 concertos didáticos no Brasil e no exterior, bem como centenas de workshops pedagógicos na cidade de Vitória, em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo, através do Núcleo Brasil de Sustentabilidade Musical criado por Bratke em 2011.

Criado por Marcelo Bratke em 2007, e recentemente elogiado pelo jornal The New York Times, por ocasião de um memorável concerto que realizaram juntos no Carnegie Hall em Nova York, o projeto da Camerata Brasil oferece o desenvolvimento pessoal e artístico a jovens estudantes de música oriundos de áreas desfavorecidas da sociedade brasileira, integrando-os a jovens músicos em fase de profissionalização através de apresentações públicas e didáticas realizadas por todo o Brasil, respeitando e valorizando o ser humano através da arte e desenvolvendo potenciais.

“Acredito que o intercâmbio cultural criado através desta integração viabiliza a inserção destes jovens no mercado musical nacional e internacional” diz Bratke.

Programa dos Concertos
Introdução: John Cage In a Landscape

Dorival Caymmi
  • O bem do  Mar
  • Promessa de Pescador
  • O Vento
  • É Doce Morrer no Mar
  • Saudade da Bahia
  • Canção da Partida
  • Acalanto
  • O que é que a Baiana Tem
  • Canção de Mãe Menininha
Heitor Villa-Lobos
  • Cirandinhas
  • Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras n. 2
Antonio Carlos Jobim
  • Garota de Ipanema
  • Stone Flower
  • Wave
Serviço
Apresentação do projeto Cinemúsica, da Camerata Brasil. Participação especial de Dori Caymmy. Nesta quinta-feira, 13 de março, às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca. Patrocínio da Vale e Lei Rouanet. Mais informações:  91 4009-8750.

Nenhum comentário: