12.3.14

"Imagética" ganha exposição e catálogo no MHEP

Bob Menezes
As obras de artistas agenciados, pertencentes ao acervo da Kamara Kó Galeria de fotografia, estão na exposição “Imagética”, que será aberta esta noite, e no catálogo, que também será lançado nesta quarta-feira, 12, às 19h, no MHEP. A coleção traz estéticas e técnicas diversificadas da linguagem fotográfica.

Alberto Bitar, Alexandre Sequeira, Anita Lima, Armando Queiroz, Bob Menezes, Cláudia Leão, Danielle Fonseca, Flavya Mutran, Guy Veloso, Ionaldo Rodrigues, Keyla Sobral, Mariano Klautau Filho, Miguel Chikaoka, Octavio Cardoso, Pedro Cunha, Roberta Carvalho e Walda Marques estão na mostra e integram o catálago, que tiveram curadoria da pesquisadora em arte Marisa Mokarzel e de Makiko Akao, coordenadora da Kamara Kó.

Trazendo textos em português e em inglês, o catálogo oferece pequena biografia dos 17 artistas. Além disso, é ilustrado com as novas obras do acervo da Kamara Kó. Tem 151 páginas, confeccionado em papel couché e capa dura. Ao todo, são 121 obras da recente produção contemporânea fotográfica paraense.

Anita Lima
Para Makiko Akao, a publicação é um instrumento de divulgação da produção contemporânea e tem uma finalidade específica. “É como se fosse um portfólio, não é uma publicação de livro de arte. 

Tanto é que procuramos colocar obras diferenciadas de cada artista, e não uma linha de ensaio, justamente para difundir os diversos segmentos de trabalhos dos artistas”, explica. O público poderá levar um exemplar para casa pelo preço de custo de R$ 50.

“A exposição foi pensada para a feira de fotografia SP-Foto, realizada em agosto de 2013, em São Paulo. Por conta disso, apresenta a proposta da diversidade entre os fotógrafos. O foco mais evidente é dar visibilidade a obras destinadas a uma feira de fotografia. Já o catálogo apresenta a documentação condensada de obras de artistas que tem carreiras consistentes, e densidade em suas proposições”, explica Marisa Mokarzel.

Octavio Cardoso
A iniciativa tem parceria com o Governo do Estado do Pará e a Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. O secretário Paulo Chaves Fernandes, em texto feito especialmente para o catálogo, destaca que a busca por experiências estéticas é uma das características dos artistas.  

“Vejo nesta coleção de fotógrafos paraenses, na contramão da mesmice que invade a fotografia, a procura de um novo caminho, onde o fazer fotográfico interfere no real, seja pelo olhar apurado e surpreendente da cena, seja na manipulação com os infinitos recursos que a informática oferece”, descreve.

Roberta Carvalho
Serviço
Abertura da exposição e lançamento do catálogo “Imagética”. Nesta quarta-feira, 12,  às 19h, no Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, na Praça D. Pedro II, s/n – Cidade Velha).

Visitação: de 13 a 28 de março, de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h. Entrada franca. Classificação: livre. Informações: 4009-8805 / 8838. 

Visite também a Kamara Kó Galeria - Travessa Frutuoso Guimarães , 611 – Campina. De terça a sexta-feira, das 15h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h. Informações:  kamarakogaleria@gmail.com ou (91) 3261-4809 / (91) 3261-4240 / (91) 8117-9730 / (91) 8175-1073.

Nenhum comentário: