14.3.14

"Pinóquio" no Sábado Tem do Casarão do Boneco

É o décimo quinto e mais novo espetáculo do In Bust Teatro com Bonecos. Inspirado na narrativa de Carlos Collodi, o grupo conta a história do boneco de madeira que, por merecimento, se transforma em menino de verdade, com muito bom humor e misturando atores e bonecos. É neste sábado, 15 de março, às 19h, dentro da programação “Sábado Tem. Domingo que vem!”, do Pirão Coletivo. A entrada é franca e o público paga o quanto quiser, se quiser, após a apresentação.

A Dramaturgia é de Adriana Cruz, com direção do Maurício Franco e produção de Cristina Costa. Os bonecos, cenário e figurinos são de Anibal Pacha. A Sonoplastia concebida por Paulo Ricardo Nascimento e Dandara Nobre. A narração é de Marton Maués. Adriana Cruz e Paulo Ricardo Nascimento assumem ainda a função de atores manipuladores.

Maurício Franco já dirigiu outros espetáculos como  “À Sombra de dom Quixote” (Miasombra), “O Outro e a mulher morta” e “Pro Ensaio Geral” (BAI - Bando de Atores Independentes), mas é sua primeira direção para um espetáculo do grupo In Bust.

“O Maurício já tinha feito outras coisas com o in Bust, como as pinturas do cenário do Catolés e Caraminguás, que são dele. Mas na direção mesmo, é  a primeira vez”, diz Paulo Ricardo Nascimento, do In Bust, e um dos integrantes do Pirão Coletivo, um movimento de encenação da produção teatral feita em Belém do Pará, e que reúne, além do in Bust, mais seis grupos da cidade.

A iniciativa, que vem dando cada vez mais certo, parece que só vem reforçar uma parceria que já existia há muito anos entre atores, produtores, técnicos e diretores de teatro. “O Pirão Coletivo é a constatação de uma mistura que já existia. Acho que é assumir a mistura pelos coletivos que o compõem, não apenas pelos indivíduos. Isso também é uma maneira digamos sustentável de por todos os grupos em cena sempre e ir preenchendo mais espaços da cidade com atividade de arte cênica”, comenta Paulo Ricardo.

Casarão do Boneco prevê mais atividades


O Casarão do Boneco, sede do grupo, é um dos pontos de realização das ações do Pirão Coletivo, além da Casa Dirigível, que ocupa aos domingos, um sim e um não, a Praça da Trindade.  A ideia, porém, é ir muito além e revitalizar por inteiro o espaço que há muito tempo vem se abrindo ao público.

“É preciso dizer que as atividades internas de ensaios, atelier, treinos, do In Bust e de grupos parceiros, na verdade nunca pararam e não vão parar. Agora estamos reabrindo para o público e a proposta é um pouco maior. Além das oficinas de Circo e do Sábado Tem e Domingo que Vem, que já estão acontecendo no Anfiteatro do Casarão, vamos começar com atividades nas salas, como remontar exposição, realizar oficinas de formação em teatro com bonecos para educadores, encontro de contadores de histórias e ações de contação para escolas”, anuncia Paulo.

Restauro - Tudo isso se configura em luta pela revitalização do Casarão do Boneco. Por vários motivos de fundo estrutural, o Casarão ainda está com a abertura para o público um tanto restrita.

“Ele tá precisando, no final das contas, de restauro. O volume de atividade que estamos pondo lá é exatamente pra mostrar o potencial contido nele e a importância dele (como de qualquer outro espaço cultural, principalmente os que são iniciativa de grupos e fazedores de cultura) para a cidade, e paralelamente ir buscando mecanismos que nos permitam as pequenas reformas e reparos necessários”, diz Paulo.

Enquanto isso, estão sendo feitos os devidos procedimentos para depois iniciar uma obra um pouco maior. “Vamos elaborar um projeto de restauro, buscar financiadores ou patrocinadores etc. Só não podemos deixar o Casarão parado senão ficará no esquecimento e a história futura dele será a mesma de tantos outros que cairam ou foram demolidos. Nem pensar!”, conclui. 

Serviço
Pirão Coletivo apresenta “Pinóquio”, neste sábado, 15, às 19h, no Casarão do Boneco – Rua 16 de Novembro, 815. A entrada é franca. O público paga quanto quiser, se quiser e gostar, após a apresentação. Mais informações: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: