16.4.14

Oficinas para sair no arrastão junino deste ano

Percussão, dança e perna-de-pau estão com vagas disponíveis. Até 8 de maio, o Instituto Arraial do Pavulagem estará com inscrições abertas às oficinas que antecedem os cortejos da quadra junina.

Não precisa ser artista profissional para participar das atividades do Instituto Arraial do Pavulagem, basta querer e se inscrever para as oficinas no site do Instituto. O espaço é aberto a todos.

Na sede do instituto, elas mostram um espaço aberto ao diálogo e troca, onde se pode vivenciar as sonoridades e os elementos que povoam a cultura popular da região amazônica.

As oficinas representam uma das fases de construção dos cortejos de rua do Arraial do Pavulagem. Na de percussão e ritmo, por exemplo, o som vai ganhando forma no decorrer das atividades. Os participantes entram em contato com os instrumentos utilizados durante os arrastões. Tocam barrica, onça, maraca, reco-reco, ganzás e conhecem os ritmos apresentados pelo Pavulagem na quadra junina, como o carimbó, a quadrilha e a toada de boi.

Elemento fundamental no Arrastão do Pavulagem, o som tem na dança o caminho para materializar os ritmos tocados durantes os cortejos. Ganha concretude e movimento. E para quem quer experimentar outros movimentos, a oficina de perna-de-pau é a oportunidade. Recurso de grande visualidade cênica, a técnica desafia o equilíbrio dos brincantes, que aprendem a superar os desafios de andar com segurança pelas ruas em meio à multidão.

Interação - Mais do que apresentar espetáculos pela cidade, o Instituto Arraial do Pavulagem organiza os cortejos baseados em pesquisa, formação e criação. Em um trabalho de interação coletiva, procura transmitir os saberes ancestrais que pulsam na riqueza das culturais populares, reafirmando e ressignificando símbolos tradicionais.

Serviço
Inscrições oficinas: até 8 de maio. Oficinas: 11 de maio a 25 de maio. Ensaios: 27 de maio a 11 de junho. Arrastões do Pavulagem: 15, 22 e 29 de junho e 6 julho.  Inscrições gratuitas pelo site www.arraialdopavulagem.org.

Nenhum comentário: