23.4.14

Pro Ensaio Geral de volta com emoção e escracho

Dando sequência à programação do Pirão Coletivo, - projeto “Sábado Tem. Domingo que vem”, o Casarão do Boneco apresentará, no sábado, 26, às 19h, “Pro Ensaio Geral”, do grupo Bando de Atores Independentes. Apresentado originalmente na Casa da Atriz, em 2012, e em cartaz outras vezes na cidade, esta será mais uma oportunidade para ver a peça, indicada para maiores de 12 anos. Desta vez o público mais miúdo vai ter que compreender. 

Comédia-drama, humor pastelão, escracho e emoções. O grupo BAI - Bando de Atores Independentes constrói assim o espetáculo encenado por Sandra Perlin, Maurício Franco e ainda por Malu Rabelo, a designer de som que entra mesmo na cena, para se contar uma história que aparentemente está limitada a vida de Divina, Científica e Durval, personagens que se entrelaçam em cerca de 50 minutos de apresentação.

A idealização e dramaturgia do espetáculo é de Maurício Franco e de Sandra Perlin. Ele, ator, figurinista, diretor, artista plástico. No espetáculo ele é Divina, uma transexual que deseja realizar um grande sonho, ser atriz e montar um grande espetáculo. Ela, atriz que tem uma trajetória atípica no teatro, dedicando-se exclusivamente às artes cênicas desde 2009, quando volta aos palcos com o espetáculo “As Gatosas”, do Grupo Cuíra.

Enredo - Científica é uma mãe de família que criou sua filha, Divina (uma transexual), sozinha.  Divina trabalha fazendo shows na noite, especialmente de dublagens de grandes divas e tem o sonho de fazer um grande espetáculo num teatro e para isso vem durante muito tempo, guardando dinheiro. 

O espetáculo “PRO ENSAIO GERAL” conta esse momento da vida das duas, o dia em que elas estão se preparando para ir para o teatro fazer o ensaio geral do grande espetáculo montado por Divina. Além da Científica e da Divina, tem também o Durval, um menino que Científica juntou da rua, e que hoje, já sendo um rapaz, é o faz-tudo das duas.

Dentro de um enredo, aparentemente cotidiano, o espetáculo esconde os mistérios da vida, as relações humanas e como elas se desenvolvem, as disputas de poder no seio familiar.

Retrata os sonhos de pessoas aparentemente comuns que trazem em si a alma do artista, a despedida depois de longo tempo de parceria entre mãe e filha e a preocupação da mãe sabendo que terá que se despedir da filha, porque morte não é escolha, é situação, preocupa-se mais em como a filha ficará, do que com sua própria morte. É um cotidiano comum, porém extremamente misterioso, pois trata de subjetividades humanas, conflitos e da morte.

Ficha Técnica

Elenco: Maurício Franco, Vandiléia Foro e Sandra Perlin
Direção: Vandiléia Foro
Dramaturgia: Maurício Franco e Sandra Perlin
Figurino: Maurício Franco
Design de Iluminação: Malu Rabelo
Trilha sonora: coletiva
Operação de iluminação: Vandiléia Foro e Thiago Ferradaes

Serviço
“Pro Ensaio Geral”, do grupo Bando de Atores Independentes. Programação do Pirão Coletivo, dentro do projeto “Sábado Tem. Domingo que vem”. Neste sábado, ás 19h, no Casarão do Boneco – Av. 16 de Novembro, 815 (casarão cinza que fica do lado esquerdo da rua, antes de chegar à praça Amazonas). Mais informações: (91) 96091800 / (91) 82183693.

Nenhum comentário: