25.4.14

"Turma do Jambú" está em dois festivais nacionais

O curta-metragem de animação foi realizado pela 3D Entretenimento e retrata crianças da periferia que tem uma maneira divertida de olhar o mundo. De modo criativo, elas reinventam a realidade, às vezes muito dura, com brincadeiras e muita fantasia. Selecionado para mostra competitiva de dois grandes festivais nacionais de cinema, o filme já é um sucesso no YouTube com cerca de 16 mil acessos.  A criação e direção é Zé Paulo Vieira da Costa e a produção executiva de Antonio Ely e Nelson Mendes. Pra quem ainda não conhece e tem criança em casa, é só acessar o link e assistir.

A Turma do Jambu é formada por Jéfsu, que tem 9 anos e é meio desligado e ingênuo; Péssimo, de 7 anos e, por ser muito sapeca, ganhou esse apelido; Adubado, de 8 anos, que ganhou o apelido porque nasceu com o cabelo verde; Tonica, de 5 anos, menina engraçada, muito traquina e inteligente e a caçula Fogoió, de 4 anos. É sonhadora, inventiva e os longos cabelos vermelhos deram origem ao apelido. Nessa primeira aventura, eles estão indo visitar Seu Lobo - coitado!

O curta foi um dos 50 selecionados para o XVI Festival Nacional 5 Minutos, promovido há 16 anos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia e que, este ano, ocorre entre abril e maio e terá exibições  em 4 cidades baianas, Salvador inclusive. A entrada para o festival baiano ainda está sendo comemorada e chega a notícia de ter sido esse primeiro filme da Turma do Jambu também selecionado para o mais importante evento brasileiro do gênero, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 13a. edição, que acontece de 31 de maio a 8 de junho. 

O clipe paraense foi um dos escolhidos entre os 113 curtas metragens inscritos, de vários estados brasileiros, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro.  Além de Florianópolis o filme fará parte do Circuito Catarinense de Cinema Infantil e circulará por 156 cidades de Santa Catarina.

Festival Nacional 5 Minutos - Já consolidado como uma tradição no circuito audiovisual soteropolitano, o Festival Nacional 5 Minutos, realizado pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), terá sua 16ª edição, expandida.

O Festival que durava uma semana na cidade de Salvador, desta vez, permanece por um mês inteiro (25 de abril a 24 de maio). Além de expandido na duração, o evento também se expande em sua abrangência. Salvador, sede única de todas as edições, será a ultima cidade a receber o Festival, antes disso ele irá passar pelas cidades de Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Cachoeira.

13ª  Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma realização da Lume Produções Culturais com apoio do Núcleo de Ação Integrada e patrocinadores. A Mostra Competitiva de sua 13ª edição, que acontecerá entre os dias 31 de Maio e 08 de Junho, no Teatro Governador Pedro Ivo Campos. Foram 64 filmes selecionados de um total de 113 curtas metragens inscritos. São Paulo se mantém como o Estado com maior participação na produção de audiovisual para a infância, com 27 curtas selecionados. A grande novidade é que Santa Catarina este ano aparece logo em seguida, empatando com o Rio de Janeiro (8), seguidos por Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais (4), Espírito Santo ( 3 ), Rio Grande do Sul e Bahia ( 2 ), Roraima e Pará (1).

O Circuito Catarinense de Cinema Infantil circulará por 156 cidades de Santa Catarina. Os municípios se adaptam para exibir os filmes selecionados para a Mostra de Cinema Infantil. 

Com isso, por mais um ano a Mostra reafirma sua importância no País, sendo um dos únicos eventos de cinema para o público infantil, com objetivos educacionais, para formação de público e principalmente, para mostrar a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo, numa linguagem própria para criança. O cinema que valoriza a cultura, incentiva a autoestima, gera curiosidade e, acima de tudo, que diverte as crianças, pode ser a chave para um mundo melhor, pois exerce um grande poder na construção de valores e saberes.

Nenhum comentário: