24.4.14

Videoclipe une Benedito Nunes e Oswald Andrade

Até dia 23 de maio o site Eu Patrocino conta com uma campanha de financiamento coletivo para a produção do videoclipe "Oswald Canibal", do cantor paraense Henry Burnett. A canção pode ser considerada uma homenagem ao filósofo Benedito Nunes e ao escritor Oswald Andrade.

Da poesia modernista de Oswald Andrade à filosofia contemporânea de Benedito Nunes, passando pelo interstício que une (pelo bem, pelo mal) São Paulo e Belém do Pará. A canção “Oswald Canibal”, resultado da parceria entre o poeta Paulo Vieira e o compositor Henry Burnett apresenta estes diálogos e terá seu videoclipe gravado em junho.

Segundo Henry, a canção fala da ambição do modernista Oswald e cita o recorrente diagnóstico de Benedito Nunes sobre o esfacelamento de Belém. Em meio a efervescência cultural contemporânea da cidade, a música chama a atenção para problemas que existem e persistem na capital do estado.

A produção do videoclipe foi idealizado pelo CLIC (https://www.facebook.com/curtaclic) e terá a produção da Fóton Filmes (https://www.facebook.com/fotonfilmes). Para buscar fundos à sua realização, o projeto foi inserido em uma campanha de financiamento coletivo no site Eu Patrocino (http://eupatrocino.com.br/videoclipe-oswald-canibal-de-henry-burnett). O vídeo será lançado em setembro deste ano e anuncia o álbum “Belém Incidental”, de Henry Burnett, a ser lançado no início de 2015.

Para colaborar com a produção do videoclipe, basta acessar o site Eu Patrocino e lá fazer sua doação. O investimento varia de R$ 20,00 a R$ 1.000,00 e as contrapartidas vão desde inclusão do nome nos créditos da obra, CDs, DVD e camisas até ingressos para lançamento do vídeo e visita ao set de filmagem.

Paulo Vieira e Henry Burnett em clic aqui do blog
Crítica social e estética - Segundo Paulo Vieira, o mote para a composição foi o livro “Um homem sem profissão”, primeiro e único volume da autobiografia de Oswald Andrade, que seria escrita em cinco volumes, mas interrompeu-se pela morte do autor. 

Mesmo incompleta, a obra foi base para Benedito Nunes, ao escrever o livro “Oswald Canibal”, tornar-se um dos principais intérpretes daquele que é uma das principais figuras do movimento literário da Antropofagia no Brasil.

Daí a referência ao “canibalismo” na letra da canção e no título do livro de Benedito, apesar do filósofo não ter analisado a obra “Um homem sem profissão”, mas sim a poesia de Oswald e seu caráter antropofágico. “A música não se refere ao livro de Benedito diretamente, só o título é que foi tomado 'emprestado’”, afirma Henry.

Ainda de acordo com o cantor paraense, ao referir-se ao cenário apresentado na canção, “o Brasil – principalmente suas capitais – estão cada vez mais parecidas; infelizmente elas se igualam pela destruição, e não pela incorporação de elementos positivos. O cenário pode ser atribuído às artes em qualquer lugar do Brasil”, disse.

Serviço
Mais informações - Tumblr: http://oswaldcanibal.tumblr.com/ Facebook: http://goo.gl/7EwVBT / Link da campanha: http://eupatrocino.com.br/videoclipe-oswald-canibal-de-henry-burnett /Enderson Oliveira (CLIC): 8908-8827 | 9181-8929 | enderson.oliveira12@gmail.com /  Victória Costa (Fóton Filmes): 9198-7676 | 8801-1901 | victoriaetcosta@gmail.com

Nenhum comentário: