8.5.14

Depois de horas a 1ª cidade do Música na Estrada

Fotos: Divulgação/Traumas Videos
Paisagem linda, nuances da Amazônia, maravilhas da natureza, como o amanhecer, o por do sol, sem falar da lua crescente que está no céu esta semana. Mas não pense em glamour. É mais fácil passar no crivo do júri do projeto que seguir com ele para o interior do Estado do Pará. É preciso topar uma espécie de laboratório musical relâmpago "on the road" se quiser estar de verdade dentro disso. E também ter alma de artista, aquele artista... que sabe, deve ir onde o povo está.

Natália Matos, Antonio Novaes e Projeto Secretos Macacos, que integram a primeira leva de artistas do projeto, sabem disso e, junto a equipe técnica, saíram de Belém, na quarta-feira, dia 07, ás 5 horas da madrugada, viajaram por 14 horas de estrada, até chegar em Marabá, onde pernoitaram. Na manhã seguinte, seguiram por mais três horas para chegar a Parauapebas, onde nesta noite de quinta-feira, 08, iniciam as apresentações.

Pelo quarto ano consecutivo, o Música na Estrada sai de Belém para levar diversidade musical a cidades mais distantes da capital. Na rota deste ano, estão os municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Marabá, no sudeste paraense.  O primeiro show é nesta quinta-feira, 8, em Parauapebas.

Músicas do novo CD - “A viagem é um tanto cansativa, mas eu aproveito pra dormir e de vez em quando acordar, cantarolo o Raul seixas que tá tocando no ônibus, vejo o que os meninos estão falando. 

Tem sido ótima a experiência, estou gostando muito”, diz Natália Matos, que apresentará pela primeira vez o repertório do CD que ela lançará em agosto deste ano, com participação de Zeca Baleiro, cantando a música “Coração Sangrado”, de autoria de Dona Onete.

“Estou num momento em que quero abraçar todos os palcos. Está sendo muito bom. É a primeira vez que vou apresentar o repertório do disco, não todo, pois o show é mais curto aqui, mas vou mostrá-lo em primeira mão aqui em Parauapebas e Curionópolis. Trouxe uma banda reduzida, com o Hélio Neto, na guitarra, o Heraldo, na percussão, o Príamo Brandão, no baixo e Adriano Souza, na bateria”, conclui.

Um projeto que virou banda - A banda Projeto Secreto Macacos, formada por Jacob, nos efeitos, escaleta, vozes e programação, Rodrigo Ferreira, nos teclados, Junior Feitosa, na bateria, Arthur Cunha, nas guitarras, Ribamar Carneiro, no baixo, e Clécio Leitão, na programação e samples, já está mais acostumada a circular por outras cidades e festivais.

Já participou do Se Rasgum, do Festival de Cultura de Verão, gravou um programa Timbres, ao vivo, na capela São José Liberto, em Belém, além de ter feito vários shows também fora do estado como Belo Horizonte, no Parque Municipal, e no Rio De Janeiro, no Circo Voador. E já fez parte também de coletâneas virtuais como “Yo no Hablo su Lingua”, na qual a banda foi a única brasileira a participar. E até por isso, para eles, viajar com o Música na Estrada, não houve dificuldade.

“Foi tranquilo. Sempre tem os imprevistos, mas a gente sempre tira de letra, porque faz parte do nosso trabalho. Já estamos acostumados a tocar em localidades das regiões do Pará, algumas que são bem distantes. No mais, viemos num certo conforto e não foi tão cansativo assim. Tanto é que chegamos com todo o gás”, conta Jacob, ao chegar a Parauapebas nesta manhã de quinta-feira.

Viagem também pelo ar - A viagem foi sem dúvida longa para estes artistas, Só não mais que a de Antônio Novaes, que está morando em São Paulo, mas mesmo assim resolveu se inscrever no edital e acabou sendo selecionado. O músico, paraense, não teve dúvida, pegou um avião e está aqui, em terra de origem.

Antônio era da extinta “A Euterpia”, banda atuante entre o final dos anos 1990 e a primeira década dos anos 2000. Ele diz que também está gostando da experiência e sente-se estimulado a participar desse tipo de projeto.

“A viagem foi muito tranquila. A estrada que não ajudou muito em determinados momentos, mas passou rápido e chegar aqui, já sentindo essa história, ver o palco montado, é muito legal, dá uma sensação gostosa, de que vale à pena trazer essa musica pra esse lugar. É muito boa a sensação de trazer nossa musica pra cá, além disso, a interação que o projeto proporciona, com a galera, é muito bacana”, diz Novaes.

Para integrar sua banda no Música na Estrada, Antonio Novaes está contando com alguns convidados. “Eu assumi a voz principal, mas convido sempre uma voz feminina pra dar um timbre mais bonito e este já é um formato que se definiu. E desta vez chamei a cacau Novais, que fez comigo o Terruá Pará e que deu super certo”, conta o músico.

“Ela gravou uma versão do Brechó do Brega, música minha, que eu adorei, junto com o Adamor do Bandolim e com o Pio Lobato, além de uma musicista que fazia o xilofone, ficou lindo, daí chamei ela novamente. Vou tocar pela primeira vez com o Príamo Brandão, no baixo, com o Theo, no trompete, e com o Adriano Souza, na bateria. A banda é nova, diferente da que fiz no Terruá”, conclui.

Nas praças das cidade - Os shows nas quatro cidades por onde passar serão realizados em praças, abertos ao público. Em Parauapebas, logo mais, o show será na praça de eventos da cidade, a partir das 20h, integrando a programação de aniversário da cidade, que completa 26 anos de fundação. Dois artistas locais participarão, a cantora Melina Fôro e banda Sonora Flor, e o cantor e compositor Beto Di Mayo.

Depois de Parauapebas, os músicos, à exceção de Melina e Beto, fazem mais uma apresentação, em Curionópolis, no domingo, 11 de maio, Dia das Mães, trazendo mais uma vez, um recorte da diversidade da música brasileira, no Pará. Após estas apresentações, os artistas desta primeira etapa se despedem do projeto e retornam a Belém.

A carreta palco, porém, segue na estrada, enquanto um novo grupo de músicos e cantores se deslocam da capital, em direção ao sudeste paraense, desta vez, para tocar em Canaã dos Carajás, no dia 15 de maio, e Marabá, no dia 17. Nestas duas cidades, serão realizados shows de Pedrinho Callado e Allan Carvalho, dois compositores que costumam participar e a levar premiações em festivais da canção nesta região, fazem parte desta segunda leva.

Além deles, as cantoras Camila Honda e Larissa Leite, da nova geração de cantoras paraenses, assim como Natalia Matos, e complementando o grupo, a programação, em Canaã e Marabá, conta ainda com o bom rock’n roll da banda molho Negro. Em Marabá, haverá mais uma participação do cantor Beto di Mayo e do músico Diego Aquino.

Serviço

4ª Edição Música na Estrada. Nesta quinta-feira, 08 de maio, em Parauapebas, a partir das 20h, na Praça de Eventos. Shows com Natália Matos, Antonio Novaes, Projeto Secreto Macacos, Beto Di Mayo e Melina Fôro (Banda Sonora Flor). Também, em Curionópolis, no dia 11 de maio, a partir das 20h, na Praça Irmã Adelaide. Em Canaã dos Carajás, 15, e Marabá, 17. Patrocínio Lei Rouanet e Vale. Realização Ministério da Cultura e MM Produções. Mais informações: 91 8109-7792 / 3355-8668 / https://www.facebook.com/suamusicanaestrada.

Nenhum comentário: