10.5.14

Duas turnês e ótimos shows nesta sexta em Belém

A noite começa com o show “Pra Ficar”, da big band olindense. A apresentação, no Gold Mar, integra a turnê do grupo pelo país, com patrocínio da Petrobras. É lá também que a Natura Musical apresenta, no mesmo dia, um pouco mais tarde, o show de lançamento do CD "Se Apaixone Pela Loucura Do Seu Amor", de Felipe Cordeiro, que também está em circulação. O cantor e compositor recebe como convidados a cantora Luê Soares e a banda Molho Negro, além da banda Mohandas (RJ). Tudo a partir das 20h,

Destaque no cenário nacional e forte representante da diversidade sonora de Pernambuco, com misturas de ritmos do mundo, a​Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO) é formada por dez músicos e foi idealizada pelo percussionista Gilú Amaral (apontado por Naná Vasconcelos como um dos mais criativos nomes da nova geração).

Com o primeiro disco, homônimo, lançado em 2008 (Som Livre), a banda conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), Grammy latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo Jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (NY), em 2010, na primeira turnê pelos EUA.

Em 2012, a OCO lançou o disco “Pra ficar”, produzido por Arto Lindsay, e apresentou, no ano passado, um showcase na WOMEX, maior feira de música do mundo, o que garantiu a 4ª turnê internacional do grupo, em julho deste ano, prevendo cerca de dez shows pela Europa. Paralelamente, o grupo trabalha no terceiro CD, para ser lançado em agosto de 2014.

O grupo traz como marca, duas das maiores “escolas” de referência da música pernambucana: a percussão e os sopros (com um quarteto de tuba, sax, trompete e trombone), liderados pelo maestro Ivan do Espírito Santo, e provindos da primeira escola profissionalizante de música de Pernambuco, o Grêmio Musical Henrique Dias (1954), em atividade ininterrupta até hoje. Unem-se a eles, ainda, baixo, microkorg, guitarra, rabeca e um duo de vozes masculinas, numa formação surpreendente e nada convencional.

Quem toma conta da musicalidade são conceituados músicos pernambucanos, muitos com trabalhos solo e que já estiveram em projetos como Otto, Mundo Livre S/A, Bonsucesso Sambaclube, Academia da Berlinda, entre outros. São eles: Gilú Amaral (percussão), Rapha B (bateria), Hugo Gila (baixo e microkorn), Juliano Holanda (guitarra), Maciel Salú (rabeca e voz), Tiné (voz e percussão fina), Maestro Ivan do Espírito Santo (sax e flauta), Daniel Marinho (trompete e flugelhorn), Babá do Trombone (trombone) e Alex Santana (tuba).

Depois de marcar presença nas principais listas de melhores do ano e protagonizar shows incendiários no Brasil e na Europa, o paraense Felipe Cordeiro está de volta à terra natal. No próximo dia 10 de maio, Belém recebe o show “Se Apaixone Pela Loucura do Seu Amor”, dentro da turnê nacional patrocinada pela Natural Musical, por meio da Lei Semear. O show terá participação da cantora Luê Soares e da banda Molho Negro, numa noite que reúne mais duas atrações especiais: as bandas Orquestra Contemporânea de Olinda (PE) e Mohandas (RJ).

Serviço
Orquestra Contemporânea de Olinda (PE) e Mohandas (RJ) + Show da turnê de lançamento do CD "Se Apaixone Pela Loucura Do Seu Amor", de Felipe Cordeiro, com participação especial de Luê Soares e Molho Negro. Dia 10 de maio, a partir de 20h, no Gold Mar (Rua Prof. Nelson Ribeiro, 132, Telégrafo).  Ingressos a R$ 10. Informações: 3229-1291.

Nenhum comentário: