6.5.14

Música na Estrada a caminho do sudeste paraense

A caravana da 4ªedição do Circuito Música na Estrada já está a caminho do sudeste paraense. Parte da equipe técnica e de produção saiu na frente nesta terça, 06, e nesta quarta, 07, as equipes de audiovisual e músicos e artistas seguem atrás. Na quinta-feira, 08, a primeira parada do Música na Estrada é Parauapebas, integrando a programação do 26º aniversário do município. O projeto tem patrocínio da Lei Rouanet e Vale, com realização do Ministério da Cultura e MM Produções.

No palco montado na praça de eventos, a partir das 20h, serão apresentados os shows de Natália Matos, Antonio Novaes e Projeto Secreto Macacos. A noite conta com a participação da banda Sonora Flor e do cantor Beto Di Mayo, artistas locais.

Antonio Novaes é conhecido em Belém por ter sido um dos integrantes da banda A Euterpia. Músico e letrista, ele busca desde sempre fundir elementos sonoros e poéticos que, a princípio, podem soar contrastantes, mas que fazem muito sentido para alguém criado num lugar onde a cidade alcança a floresta, numa zona fronteiriça onde a vida selvagem se manifesta tanto no poder da natureza quanto na urbanização desmedida.

Natália Matos, em inicio de carreira, se prepara para lançar o primeiro CD. Apontada por Zeca Baleiro como uma das promessas da música pop brasileira, ela vem ganhando espaço no mercado da música, já sendo considerada uma das novas revelações da música paraense. Acaba de lançar seu primeiro EP pelo natura musical, que é uma prévia do seu CD de estreia que será lançado no primeiro semestre de 2014.

Já o Projeto Secreto Macacos foi formado há cinco anos com a intenção de fazer um som diferente de tudo que já tinham feito, o som do grupo é instrumental e experimental.  Dentro dessa perspectiva já foram compostas músicas que estão em processo de gravação. A banda teve sua estreia na Festa de apresentação da MTV Belém.

Participações - E como é aniversário do município o circuito do Música na Estrada, não poderia deixar de ter convidados locais.  A banda Sonora Flor é conduzida pela paulistana Deijane Dieh e pela paraense Melina Fôro, surgiu na cidade de Parauapebas, sudeste do estado do Pará, já tendo se apresentado em eventos particulares, eventos culturais e folclóricos na região. Os trabalhos iniciaram em 2011, quando as componentes se apresentavam pelos próprios nomes. No início de 2014, para melhor direcionamento no mercado, começaram a apresentar-se como Sonora Flor.

A proposta musical do Sonora Flor está voltada para a música regional paraense, MPB, Blues, Jazz e Bossa Nova. O trabalho é reconhecido na cidade de Parauapebas com distinção pela qualidade instrumental, vocal e repertório incomum. Destacam-se na banda a execução multi-instrumentista de Melina Fôro e o timbre de Deijane Dieh. No repertório Melina executa o violão, a flauta, o contrabaixo, a percussão e o cavaco. Deijane interpreta canções consagradas na voz de Elis Regina, Amy Wine House e Adele.

No repertório do Sonora Flor são apresentadas (e declamadas) composições de Chico Buarque, Noel, Vinícius, Tom, Dorival, Adoniran, dentre outros. Há destaque para as músicas internacionais como “Suzie Q”, “Ne me quitte pas” e “Ain’t no Sunshine”.

Outro filho da terra, Beto Di Mayo, músico profissional há 30 anos, hoje atua junto com a banda Variasons tocando diversos ritmos brasileiros e latinos além do repertório autoral e execução de música instrumental e releituras de clássicos da música nacional.

Beto Di Mayo começou sua carreira musical tocando cavaquinho em bandas de samba em Belém/PA, depois iniciou seus estudos no violão e na guitarra. Viajou pelo Brasil como músico profissional e atuou em diversos estados e países como Uruguai, Argentina e Chile. Hoje, é professor da Escola Municipal de Música Waldemar Henrique, onde leciona Violão Popular, Canto Popular e Cavaquinho.

Mais shows - Depois de Parauapebas, os músicos seguem com a carreta palco para Curionópolis (dia 11, às 20h, na Praça Irmã Adelaide). Encerrada a primeira etapa, a programação ainda se estende à Canaã dos Carajás (dia 15, às 20h, na Praça da Bíblia) e Marabá, (dia 17, às 20h, na Praça São Félix/Orla), com shows de Allan Carvalho e Pedrinho Callado, Larissa Leite e Camila Honda, e Banda Molho Negro.

PROGRAMAÇÃO

PARAUAPEBAS – DIA 08 – 20H – PRAÇA DE EVENTOS
  • NATÁLIA MATOS
  • ANTONIO NOVAES
  • PROJETO SECRETO MACACOS
  • BETO DI MAYO
  • MELINA FÔRO – BANDA SONORA FLOR

CURIONÓPOLIS - DIA 11 DE MAIO – 20H – PRAÇA IRMÃ ADELAIDE
  • NATÁLIA MATOS
  • ANTONIO NOVAES
  • PROJETO SECRETO MACACOS
CANAÃ DOS CARAJÁS – DIA 15 DE MAIO – 20H – PRAÇA DA BÍBLIA
  • PEDRINHO CALLADO E ALLAN CARVALHO
  • CAMILA HONDA E LARISSA LEITE
  • BANDA MOLHO NEGRO

MARABÁ – DIA 17 DE MAIO – 20H –PRAÇA SÃO FÉLIX/ORLA
  • PEDRINHO CALLADO E ALLAN CARVALHO
  • CAMILA HONDA E LARISSA LEITE
  • BANDA MOLHO NEGRO
Serviço

A 4ª Edição Música na Estrada será realizada em maio: Parauapebas (08), Curionópolis (11), Canaã dos Carajás (15) e Marabá (17). Patrocínio Lei Rouanet e Vale. Realização Ministério da Cultura e MM Produções. Mais informações: 91 8109-7792 / 3355-8668 / https://www.facebook.com/suamusicanaestrada.

Nenhum comentário: