14.5.14

Yamashita mostra arranjos sinfônicos em violão

A Fundação Amazônica de Música apresenta, na próxima quarta-feira, 21, o concerto do violonista japonês Kazuhito Yamashita, às 20 horas, na Sala Augusto Meira Filho. Comparado à um “one-man band”, ele não toca mais de um instrumento ao mesmo tempo, muito menos uma bateria e pratos presos à suas costas, mas o que ele conseguiu fazer o que parecia impossível: apresentar arranjos de peças sinfônicas para orquestras completas em um violão.

“Quadros de uma exposição” de Mussorgsky, Suíte “O Pássaro de fogo” de Stravinsky e até a Sinfonia “Novo Mundo” de Dvórak passaram pelo filtro musical de Yamashita para emergir arranjos absurdamente difíceis e ao mesmo tempo atraentes para violão solo. 

No entanto seu verdadeiro lar musical está no repertório de violão clássico, os quais ele toca com habilidade técnica e confiança estilística que poucos artistas no mundo do violão conseguem chegar.

Nascido em 1961 na cidade de Nagasaki, Yamashita ganhou a competição All-Japan Guitar em 1976 e no ano seguinte recebeu o primeiro lugar na competição Ramirez (Espanha), Alessandria (Itália) e no Concurso internacional de Violão em Paris.

Ele possui uma especial afinidade com a música de Fernando Sor, já tendo gravado toda sua obra dedicada ao violão. Além disso, é um grande entusiasta da música contemporânea para violão, tendo estreado mais de 60 composições pelo mundo todo. Em 1999 ele recebeu o grande prêmio no “National Arts Festival” do governo japonês por CD que comtempla músicas japonesas para violão no período de 1923 até 1948.

Recentemente, Yamashita atua em um quinteto para violões junto dos seus filhos. Já passaram por 2 festivais internacionais na Itália, no Seoul Art Center na Coreia, em Portugal, no Festival de Córdoba na Espanha, no Herbst Theatre em São Francisco e por diversas cidades no Japão.

Serviço
Concerto do violonista Kazuhito Yamashita. Na próxima quarta-feira, 21, às 20 horas, na Sala Augusto Meira Filho Av. Magalhães Barata, 1022). A entrada é franca.  Mais informações: 91 3347-0505/9983-0700. Realização: FAM – Fundação Amazônica de Música.


Nenhum comentário: