1.6.14

Festival de Música abre no Theatro da Paz

Fotos: Walda Marques

Muita música e troca de experiências entre músicos e estudantes no XXVII Festival Internacional de Música do Pará, que abre neste domingo, 01, com apresentação da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, às 11h, e da Orquestra sinfônica do Theatrod a paz, às 20h30, tudo no Theatro da Paz, com entrada franca.

O concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz traz a participação do pianista Daniel Burlet, músico premiado nesse instrumento que também se dedica ao magistério. Na apresentação, ele executará o Concerto para Piano no 4, de Rachmaninoff e regência de Miguel Campos Neto.

“Entendo a orquestra como membro e como músico”, diz o regente, ao lembrar do músico Ângelo Pereira, fundador da OSTP. “Na época eu sonhava em ser titular da orquestra. Depois disso saí, fui estudar. Nos Estados Unidos, me interessei por regência e, depois de formado comecei uma carreira como maestro assistente da Orquestra Amazonas Filarmônica de Manaus”, lembra.

Além das composições para orquestra, haverá solos do pianista carioca Daniel Burlet, que vive em Petrópolis, cidade que sedia um dos maiores festivais de inverno. O músico, que toca piano desde os seis anos de idade, tem no currículo várias premiações em concursos nacionais e internacionais.  Na apresentação com a orquestra paraense, Daniel Burlet irá executar concertos para piano do compositor russo Rachmaninoff.

O pianista está em Belém pela primeira vez e fará estreia no Festival de Música da Fundação Carlos Gomes. “São quatro concertos, os três primeiros são muito românticos, apesar dele ser um compositor moderno”, comentou.

Além da extensa programação musical com apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais, o evento reunirá também durante uma semana diversos concertos e quase cinquenta atividades pedagógicas voltadas para a capacitação de estudantes e professores.

Dentre as atividades pedagógicas, destaque para a oficina da cearense Marlui Miranda, compositora, musicista, cantora e pesquisadora da cultura indígena brasileira. Ela ministrará a oficina Cantos dos Indígenas Brasileiros: relatos e experiências de viagens à Amazônia Indígena a partir de  1978. Será no dia 03 de junho, às 15h, na Sala Étore Bosio.

Os concertos, que acontecerão até o dia 08 serão realizados no Theatro da Paz, Sala Ettore Bosio, Teatro Waldemar Henrique, Anfiteatro São Pedro Nolasco (Estação das Docas), Catedral Metropolitana de Belém, Igreja de Santo Alexandre e CamarIN Cultural.  

Além das atrações artísticas, o festival também será uma grande oportunidade para o aprendizado e a troca de experiências. Os músicos profissionais que participarão do festival irão ministrar oficinas musicais e toda a programação educativa que inclui cursos, oficinas, palestras e workshops será realizada na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e também no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

Atrações – O festival conta com a participação de grandes nomes da música erudita nacional como o Quinteto Villa-Lobos, Quarteto Radamés Gnatali, Grupo Ânima, Quarteto de Cordas Guanabara, Quinteto de Cordas Catarinense e trará à Belém atrações internacionais de renome como Valerius Ensemble, Rostock e Pampa Brass. 

A pauta de concertos populares terá Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, a cubana Yusa entre outros. Vale ressaltar as noites do jazz que acontecerão no CamarIN Cultural.

Homenagem - O Festival deste ano irá homenagear professores que contribuíram para o ensino musical no Estado e deixaram um legado ao elevar a um nível de excelência a atividade musical no Pará como Lícia Arantes, Aline Onace e Paulo Keuffer. “O trabalho dos mestres será lembrado por seus alunos e colegas e receberão das instituições o devido reconhecimento pelo trabalho realizado”, disse Paulo José Campos de Melo, superintendente da FCG.

O Festival foi um dos 25 projetos culturais selecionados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em todo o país e está entre os oito eventos musicais contemplados com patrocínio do banco em cinco regiões brasileiras.

A seleção teve um total de 658 inscrições válidas, realizadas pelo site do BNDES de 13 de novembro a 18 de dezembro de 2013. A escolha levou em conta as características e o mérito de cada projeto, além da distribuição regional e temporal dos eventos, de modo a evitar concentração excessiva em um determinado local ou mês do ano.

Serviço
XXVII Festival Internacional de Música do Pará.  De 01 a 08 de junho - Theatro da Paz, Sala Ettore Bosio, Teatro Waldemar Henrique, Anfiteatro São Pedro Nolasco (Estação das Docas), Catedral de Belém, Igreja de Santo Alexandre e CamarIN Cultural. Programação de abbertura às 11h e 20h30, no Theatrod aPaz.


Nenhum comentário: