25.7.14

Um concerto para a música de língua portuguesa

Difundir a criação musical que utiliza a língua portuguesa, em suas diversas formas, gêneros e ritmos. É este o objetivo do grupo que se apresenta na próxima quinta, 31, na Sala Ettore Bosio, em Belém. Ao lado de obras originais, o Trio executa arranjos e adaptações compostos para o grupo pelo reconhecido maestro e compositor Daniel R. Havens.

Formado pela soprano Dione Colares, pelo tropetista Antonio Augusto e pelo pianista Terão Chebl, o Trio da Canção Brasileira vem desenvolvendo um importante trabalho de resgate de partituras originais de época, em acervos localizados na Biblioteca Nacional e na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ. 

Algumas destas partituras são manuscritas tendo sido necessário um criterioso trabalho de reconstituição e editoração. O resultado desta pesquisa dialoga com a história social da cultura e permite vislumbrar, em suas representações, um verdadeiro mosaico da produção musical brasileira, oferecendo a oportunidade de conhecermos diferentes formas, gêneros e influências que enriquecem nosso arcabouço musical.

O grupo se apresentou em diversas cidades de diferentes países sempre com grande sucesso. A convite do Ministério das Relações Exteriores realizou, em 2009, uma tournée pela América Central, apresentando-se em países como Costa Rica, Guatemala e Panamá Nesta oportunidade ministrou masterclasses e gravou ao vivo para a televisão panamenha o concerto realizado no Teatro Nacional.

Em 2010 foi agraciado com Prêmio Funarte de Circulação de Música de Concerto, apresentando-se em oito cidades brasileiras, nas regiões sul e centro-oeste. No Rio de Janeiro, atuou no Centro Cultural Banco do Brasil, durante a realização do projeto A invenção Musical do Brasil, executando um ciclo de canções intitulado A música vernácula: música e poesia para uma nação divulgando a produção musical brasileira do século XIX e do inicio do século XX, raramente escutada em nossas salas de concertos.

Em 2013 o trio se apresentou 45o Simpósio Internacional de Trompistas, na cidade de Memphis, EUA. Nesta ocasião apresentou parte de sua pesquisa sobre música brasileira escrita para trompa, canto e piano e realizou a estreia mundial de duas obras contemporâneas escritas por Ricardo Coelho de Souza: É Tão Fundo o Silêncio e Amanhece.

Serviço
Concerto do Trio da Canção Brasileira. No dia 31 de julho ( quinta feira), às 19h, na Sala Ettore Bosio (Instituto Estadual Carlos Gomes – Av. Gentil Bittencourt entre 14 de Março e Generalíssimo). Entrada franca. Realização:  MINC.

Nenhum comentário: