15.7.14

Vem aí mais música no Festival Cultura de Verão

A programação iniciou semana passada com lançamento do CD “Mestre Laurentino e os Cascudos”. Nesta quarta, 16, tem Joelma Kláudia, Félix Robatto e o coletivo Samba de Artista. No Anfiteatro São Pedro Nolasco, às 20h. Além dos shows, o festival também tem cinema, a partir das 19h, tem exibição de filmes no Cine Estação, dentro da Mostra Pará - em parceria com o IAP. 

Vamos começar de trás pra frente. A noite vai encerrar com um coletivo formado por alguns dos mais respeitados nomes do samba paraense. O Samba de Artista reúne Bilão da Canção, João Lopes, Ademir do Cavaco, Marquinho Melodia e Júnior Bambo, acompanhados pelos músicos Maurinho, Jacinto Kahwage, Príamo Brandão, Marcos Puff, Marcelinho, Heraldo Seabra, Muka, Wilson Monteiro, Bruno e Meninéia. O repertório traz clássicos do samba paraense consagrados no programa “Clube do Samba”, da Rádio Cultura FM.

Guitarrada - O guitarrista Luiz Félix Robatto é a segunda atração. Em 2004, fundou a banda La Pupuña, que lançou dois discos – “The Charque Side of The Moon” (2007) e “All Right Penoso!!!” (2008) – circulando pelo Brasil e pelo exterior com a “guitarrada progressiva”, uma mistura do estilo paraense com influências de surf music e psicodelia.

Ex-integrante da banda de Gaby Amarantos e produtor musical do elogiado álbum de estreia da cantora, Félix finaliza agora seu primeiro disco solo, “Equatorial, Quente e Úmido”, que será lançado no segundo semestre.

No Festival Cultura de Verão, o repertório será quase 100% autoral, com músicas como “Ilha do Marajá” e “Amazônia Big Rave” dividindo espaço com hits da época do La Pupuña, como “São Domingos do Surf” e “Só a galera”. Félix promete uma noite dançante, aos moldes da “Quintarrada”, baile que tem agitado as noites de quinta-feira, no Templários. “Estamos formando um público bacana. A cada semana chega mais gente”, diz ele, animado.

O show na Estação das Docas abre a temporada de apresentações neste segundo semestre. “Vamos tocar na Feira da Música de Fortaleza e também no Festival Se Rasgum”, antecipa o músico, acrescentando que, antes do lançamento do disco, o público poderá sentir o gostinho do novo trabalho com um EP, que chega ao mercado entre agosto e setembro.

Rock e pop - Joelma Kláudia nasceu numa família musical. O pai, Joel Pinto, liderava uma banda gospel em Altamira, sudoeste do estado, onde ela nasceu. Fez aulas de canto e mudou-se para Belém, para aprimorar-se no violão, mas o desejo de cantar falou mais alto. Fã de rock, jazz, blues e MPB, Joelma estreou como cantora em 2003, na banda Os Nômades, mas logo seguiu para carreira solo. O primeiro disco, intitulado “Dias Assim”, foi gravado em 2010.

No Festival Cultura de Verão, a artista pretende mostrar ao público um pouco do seu novo trabalho, “Amazônia Lounge”, em fase de pré-produção.

“São músicas de diversos compositores paraenses numa ambiência eletroacústica”, antecipa. No repertório, nomes como Júlio Freitas, Maria Lídia, Walter Freitas e Átila Milhomem, conterrâneo da cantora. “A proposta é fazer uma releitura de músicas conhecidas, numa versão lounge”, diz ela.

Nilson Chaves fará uma participação especial no show, dividindo com a artista a interpretação da música “Velhos Sonhos”. No palco, Joelma é acompanhada por Jó Ribeiro (teclado e trombone), Toninho Abenatar (saxofone), Ademir (bateria), Príamo Brandão (contrabaixo) e Renato Torres (guitarra).

Para Joelma Kláudia, apresentar as novas versões antes da gravação do disco é interessante para sentir a receptividade do público. “É muito importante esse feedback”, comenta a artista, que pretende lançar “Amazônia Lounge” no final deste ano. “Essa é a minha primeira vez no Festival Cultura de Verão. Estou superfeliz”.

Serviço
8° Festival Cultura de Verão. Dia 16 (quarta-feira), com filmes no Cine Estação (19h) e shows no Anfiteatro São Pedro Nolasco (20h). O encerramento, dia 23, na Estação das Docas, tem mais cinema e shows de Espoleta Blues, Cronistas da Rua e Arraial do Pavulagem. A entrada é franca.Realização: Cultura Rede de Comunicação. Apoio: Guarda Municipal de Belém, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Saneamento (Sesan) e Instituto de Artes do Pará (IAP).

Nenhum comentário: