27.10.14

Artistas paraenses doam obras a um leilão especial

Fotografia de Walda Marques
Cerca de 400 animais serão beneficiados no primeiro leilão que o Abrigo Aufamily realiza hoje (27) no Teatro Estação Gasômetro, das 18h às 21h. Alexandre Sequeira, Berna Reale, Cintia Ramos, Dina Oliveira, George Marques, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Luiz Braga, Marinaldo Santos, Maurício Franco, Nando Lima, Nina Matos, Paulo Souza, PP Conduru, Simões, Walda Marques compraram a causa. Toda a renda revertida a suas atividades e cuidados com os animais, alguns deles, sobreviventes do massacre de Santa Cruz do Arari, que resultou no assassinato de mais de 300 animais em 2013.  

Criado há 8 anos, o trabalho desenvolvido no abrigo resgata animais das mais diversas situações de abandono, maus tratos e sofrimento, recuperando-os e colocando-os para adoção. A instituição sobrevive de doações de voluntários, da renda obtida nos eventos realizados (bazar, bingo, rifa) e através da vendas dos produtos Aufamily (calendários, camisas, canecas. Chaveiros, etc).  É uma tarefa árdua mas que, embora seja um serviço de utilidade pública, essencial para a saúde das pessoas de Belém, não há apoio do poder público.

Os custos fixos do AuFamily são altos e para mantê-lo é necessário ter mais ajuda. Para manter a estrutura dos animais que foram resgatados do massacre de Santa Cruz do Arari, foram contratados mais três funcionários, que recebem salário mínimo. 

Obra de Nando Lima
“Além disso, temos mais quatro colaboradores para cuidar do restante do abrigo, incluindo a responsável, que tem um salário mais alto. 

Também contamos com o trabalho de um veterinário, que temos que pagar à vista a cada visita, fora os gastos com ração e material de limpeza”, diz Andréia Rezende, colaboradora da institução. 

O abrigo também já realizou duas feiras de adoção do abrigo, nas quais 60 animais foram adotados. O número de adoções e todo o esforço do abrigo, porém, ainda é pequeno diante da situação.

“Diariamente são abandonados animais no muro do abrigo, nos solicitam resgates e ajuda para algum animal em risco, ou até aqueles que surgem de repente na frente do carro de uma das voluntárias em uma avenida movimentada e perigosa”, explica a atriz e produtora Andréia Rezende, uma das voluntárias envolvidas na divulgação da instituição e na busca por parceiros e apoiadores.

Da Série Vintage, de Luiz Braga
Ideia foi muito bem aceita - Engajada na causa, a ideia do leilão com obras de arte partiu dela. "Estamos numa situação muito difícil, a pior de todas, pensei em algo que pudesse nos dar a possibilidade de arrecadar uma quantia considerável. 

Os gastos são muito altos. E por ser amiga da maioria dos artistas que doaram as obras, pensei também na chance que todos temos em obter obras de quem admiramos por um preço mais em conta obtidos de uma forma linda. Ajudando os peludos!", diz Andreia.

O contato inicial aconteceu pelo facebook mesmo, depois houve um contato direto com alguns deles. "Alguns viram minha divulgação na internet e ofereceram seus trabalhos. E também falaram com outros artistas e me avisaram. Rolou um compartilhamento e indicação do bem", comenta.

Com obras nos maiores acervos do mundo, além de vários prêmios no currículo, sendo um dos artistas selecionados para representar o Brasil na 53ª Bienal de Veneza, o fotógrafo Luiz Braga diz que gostou da ideia. 

“Simpatizei com a iniciativa da Andréia, que eu conheci fotografando a peça Angelim, anos atrás. Tive cães inesquecíveis na infância. Hoje não tenho mais. Ficou o afeto’, conta o fotógrafo, que doou ao leilãp do AuFamily, uma série de 4 posters vintage da "A Margem do Olhar" de 1987. “São quatro imagens impressas em duotone sobre papel couchê, todas assinadas’, conclui. 

De Alexandre Sequeira
Alexandre Sequeira, que também doou obra, diz que convive com diferentes espécies de animais desde os primeiros anos de sua vida e que tem absoluta convicção do quanto esse convívio contribuiu para sua formação ética e espiritual. 

"Eles nos ensinam todos os dias o verdadeiro sentido de amor, independente de diferenças. Sei que se hoje sou o que sou, em grande parte devo isso a esses amigos que tive ao longo de minha vida. E nada mais justo que retribuir todo esse amor, contribuindo para o bem estar deles nesse momento”, diz Alexandre Sequeira.

O artista e professor doou para o leilão uma prova de autor (PA) da obra ‘São João e os sapatos’, de 2007, que faz parte da série Meu mundo Teu, e que já foi exposta em várias instituições culturais do Brasil e exterior.

Nenhum comentário: