13.10.14

Feira Literária do Pará foca no mercado local

Divulgar seus trabalhos e estreitar o contato com os leitores. Foi com este objetivo que um grupo formado por dez escritores paraenses, em parceria com a Livraria da Fox, criou a Feira Literária do Pará, que será realizada no próximo dia 18, na loja da Rua Dr. Moraes. Em sua primeira edição, o escritor Jaques Flores foi escolhido como patrono do evento.

A ideia é resgatar livros importantes, já esgotados, assim como fomentar a publicação de novos autores e ampliar o mercado literário para os escritores paraenses. 

O lançamento de duas premiações vão contribuir para isso, o Prêmio Fox de Literatura, que visa publicar o primeiro livro de novos autores, já em 2015, focando o gênero Romance. Os interessados já devem entrar em contato com a organização para o envio da obra. Entre no site de feira e tenha mais informações: http://flipara.com.br/

E o segundo, o Prêmio Nobre de Literatura, que já está concedido ao escritor Alfredo Oliveira. O autor terá relançado na edição da Feira de 2015, o livro Belém, Belém, publicado inicialmente em 1983 e atualmente esgotado. As novas publicações serão viabilizados em parceria com a Editora Empíreo, de SP.

Será um dia inteiro dedicado à literatura paraense. Das 9h às 22h, a Flipa 2014 recebe Aline de Mello Brandão, Amaury Dantas, Andrei Simões, Antonio Juraci Siqueira, Bella Pinto de Souza, Edgar Augusto, Edyr Augusto Proença, Ronaldo Franco, Salomão Laredo e Walcyr Monteiro, que estarão autografando suas obras e firmando sua parceria com a Livraria FOX, espaço que eles já frequentam e onde seus livros também estão à venda.

A programação inicia às 09h, com sessão de autógrafos e abertura da exposição sobre Jaques Flores. Em seguida, às 10h, será lançado o livro Abaúna e Outros Poemas, de Aline Brandão. A abertura oficial será feira pela parte da tarde (16h), seguida de palestra sobre Jaques Flores (16h30), Garapa Literária (17h) e a partir das 19h, entrega do Prêmio Nobre e o anúncio dos Prêmio Fox 2015 e dos autores participantes da Flipa 2015, e mais sessão de autógrafos e o encerramento, às 22h.

Sobre o patrono da feira* – O autor homenageado foi jornalista, funcionário burocrático da polícia civil e principalmente poeta de excepcional senso de humor no domínio da poesia. Jaques Flores (como gostava de ser conhecido o cidadão Luiz Teixeira Gomes, nascido em 1898) em Belém viveu a vida toda que terminou a 12 de dezembro de 1962.

Precocemente órfão de pai, aos 15 anos de idade, saiu dos bancos escolares do Primário direto a uma oficina gráfica – e o convívio com livros que imprimia despertou nele o escritor e jornalista. O tipógrafo fez nascer o poeta, que participou da renovação provocada pelo movimento modernista de 1922, atuando intensamente na “Associação dos Novos”.

A militância no jornalismo notabilizou-o como cronista irreverente, cheio de verve, tornando-o um dos raros poetas críticos do Pará. O modernismo conduziu-o à utilização intensiva do linguajar caboclo, permeando de regionalismos toda a sua obra, tanto em poesia como em prosa. Como jornalista, fez centenas de crônicas, exercendo extraordinário senso crítico, para o jornal Folha do Norte, onde trabalhava. Foi autor também de conferências e trabalhos avulsos, publicados ao longo da vida.

Muitos de seus trabalhos permanecem espalhados pelas páginas de jornais e revistas, para os quais colaborou também sob outro pseudônimo que usava, “Zé Paraense”, desandando ferinas críticas sobre tudo e todos, particularmente contra os escândalos públicos.

Ocupou cadeira na APL a partir de 1946. Embora casado e com seis filhos, nunca deixou de ser boêmio, a ingênua boemia de então. Dessa época, contam-se deliciosas histórias de Jaques Flores e seu grupo, entre os quais compareciam o poeta De Campos Ribeiro, a cronista Eneida (depois cronista do jornal Diário de Notícias, no Rio de Janeiro, criadora do célebre “Baile do Pierrô”*).

Livros: Berimbau e Gaita. Poesia humorística. Belém, 1925; Cuia Pitinga. Poesia, 1936; Vespasiano Ramos. Ensaio, 1942; Panela de Barro, 1947; e Obras Escolhidas de Jaques Flores. Belém, CEJUP, 1993.

* As informações sobre Jaques Flores são do blog Acervo da Graphia - http://acervodagraphia.wordpress.com/category/jaques-flores/)

Nenhum comentário: