19.12.14

Arraial do Pavulagem lança o primeiro DVD oficial

O projeto é realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, pelo edital de patrocínio do Banco da Amazônia, e da Lei Tó Teixeira. O show de lançamento ocorre no dia 23 de dezembro, no Largo de São Benedito, a partir das 22h, em Bragança, com entrada franca, integrando a programação da Festividade de São Benedito de Bragança.

Gravado em março do ano passado, o DVD “Céu da Camboinha” traz registros do show de lançamento do disco homônimo realizado na Praça do Povo, no Centur, em 2013, e entrevistas com integrantes da banda. 

“Fizemos um bom registro do show, com uma parceria da Funtelpa e o apoio cultural do Banco da Amazônia. Conseguimos fabricar os DVDs”, comenta Junior Soares, vocalista e um dos fundadores do grupo. Em janeiro, será a vez do público de Belém conferir o material. A banda apresenta o trabalho em um show no Margarida Schivasappa, no dia 21.

Na estrada há quase 30 anos, a banda Arraial do Pavulagem chega ao final de 2014 com um balanço positivo de ações desenvolvidos por meio da ONG criada pelo grupo em 2003, o Instituto Arraial do Pavulagem. 

“Conseguimos realizar os arrastões com ganho de qualidade. Mesmo com a crise econômica, que diminui os investimentos em cultura, conseguimos conquistar parceiros importantes como a Vale e Banco da Amazônia, utilizando Leis de Incentivo à Cultura das três esferas de governo (municipal, estadual e federal)”, comemora Junior.

Mudanças - O ano também trouxe mudanças em um dos principais projetos do Instituto, o Cordão do Peixe-Boi. O cortejo cultural pautado na educação cultural ligado ao meio ambiente passou por uma reestruturação.

“Ele, momentaneamente, deixa de ser apresentado em Belém, para ser o nosso brinquedo ‘viajante’, que visita outras cidades. Temos ações que começam a ser desenvolvidas em outras cidades, como Marabá e, no processo de construção são levados os nossos símbolos/brinquedos. 

E optamos por ser o "Peixe-boi" o nosso emissário. Cada cortejo realizado nas ruas demanda muito esforço coletivo e muitos recursos financeiros, então é necessário que a gente reestruture as nossas ações para otimizar o tempo e dedicação das pessoas que trabalham diretamente nos projetos e os reduzidos recursos disponíveis”, afirma o músico, que responde às perguntas que sempre aparecem nas redes sociais à respeito da realização do cortejo. 

Na Ilha do Marajó, o Instituto buscou fortalecer o Cordão do Galo. Criado há seis anos, a partir da necessidade de se realizar uma ação cultural e educativa voltada para crianças e idosos em Cachoeira do Arari.

O Projeto Oralidades, na última atividade de 2014 do Instituto, trouxe para a roda de conversa a pesquisa “Ouro Fino”, do compositor Allan Carvalho, que refaz a trajetória musical de Mestre Cardoso com 12 toadas de boi, criadas por Allan para homenagear o artista. Produzimos ainda disco Folias de Belém e o lançamento do DVD, que fecha o ciclo deste ano, nos consolidando como uma referência no trato da cultura popular”, conclui Soares. 

Ficha Técnica do DVD

Produção Executiva: Junior Soares
Direção de Imagem: Paula Maneschy
Cinegrafistas: Paulo Afonso, Samuel Rodrigues e Hélio Furtado
Coordenação de pós-produção: Felipe Cortez
Edição, Autoração e Finalização: Láercio Cubas Jr
Projeto Gráfico: Carol Abreu
Fotos: Dah Passos
Ilustração: Elton Galdino
Som: Fernando Dako (PA), Denilson Sousa (monitor), Derberson Miranda (auxiliar) e Taca Nunes (coordenador)
Luz: Erivaldo Santos (técnico) e Sandro Junior (auxiliar)

Serviço
Lançamento do DVD “Céu da Camboinha”
Bragança – 23 de dezembro
Belém – 21 de janeiro de 2015
Preço do DVD no lançamento: R$ 30
Depois estará disponível para venda nas Lojas Ná Figueiredo

Nenhum comentário: