10.12.14

Festival de slackline norte é realizado em Belém

Buscando uma vida saudável, em contato com a natureza, sempre que possível, os praticantes do slackline se proliferaram no país e acabaram criando o SlackDay, cuja segunda edição da região norte será realizada em Belém, neste domingo, 14, a partir das 8h, na Praça da República. De maneira livre e gratuita, a programação conta ainda com outras atrações esportivas, artísticas e culturais, como aulas de circo, pilates, yoga e danças de rua.

Uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos. Em cima, o praticante anda e faz manobras. Você já deve ter visto por aí, afinal  o slackline se tornou um esporte e tem agregado cada vez mais praticantes, que buscam a troca de conhecimentos a respeito do ensino, uso e cuidados nesta prática de equilíbrio.

Também conhecido como corda bamba (slackline, significa "linha folgada"), é parecido com o cabo de aço usado por artistas circenses, com a diferença da flexibilidade da fita, que permite o praticante criar saltos e manobras inusitadas.

No Brasil, o Slackline foi bastante desconhecido por muitos anos, mas em 2010 virou febre nas praias do Rio de Janeiro e hoje em dia, a popularidade do esporte se espalhou pelo Brasil. No Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente em Aparecida de Goiânia, existe até um Centro de Treinamento de Slackline, conhecido entre os praticantes como CT GO!. É o primeiro Centro de Treinamento de Slackline da América Latina, inaugurado dezembro de 2012.

O  SlackDay nasceu justamente em razão da grande expansão que o esporte alcançou e também da necessidade de troca de informação e experiências com profissionais certificados. 

As atividades contam com uma completa estrutura de treinamento para a correta prática do Soulline, ou seja, do slackline em nível iniciante, um tipo de nível de treinamento conhecido pelo seu estilo de  manobras, principalmente, estáticas. Não é coisa de circo não, mas a arte circense tem tudo a ver com isso. 

É a segunda edição do evento, que terá  20 fitas de diferentes características esticadas e que permitirão ao público paraense viver a experiência do equilíbrio e do desafio das diversas destrezas alcançadas gradativamente no slackline.

Tudo será orientado por instrutores certificados pela reconhecida escola de slackers GoSlack de Goiânia. Estarão presentes os slackers fundadores da GoSlack Magno Marinho e Jader Carrijo, que ministrarão duas oficinas em nível 1 e 2 para os instrutores do SlackDay Belém, fortalecendo o vinculo de formação e difusão dos saberes específicos do slackline. 

"Trabalhamos para ajudar á comunidade do slackline paraense a se desenvolver e a trocar informações e conhecimentos por meio de um evento como os que já acontecem já acontecem desde 2010 nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiânia, Minas Gerais e Espírito Santo", diz Virgínia Abasto, que organiza o evento em Belém.

O projeto é uma realização da Movimentar for Life e do Vida de Circo em parceria com empresas visionarias e de renome como Chilli Beans, Grão Culinária Saudável, Jovem Pan, Supermercado Formosa, Farmogral, Herbalife, Vita Comunicação, EcoSushi, BlackBurguer, Big Ben, N3 Produções, A Forneria, Egua de Camiseta, Vivo, James Brownie, Enoix, Mart Print, Corre pra Deus, Go Slack, Líquido, Cia. Moderno de Dança.

Nenhum comentário: