17.12.14

Prêmio de fotografia lança nova edição e catálogo

Marise Maués (Mostra Especial)
O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia encerra o ano com duas ações. O lançamento do catálogo de sua quinta edição, realizada este ano, e a abertura das inscrições para a edição de 2015, já nesta sexta-feira, 19 de dezembro, para todo o país.

Cultura, diversidade, arte e linguagem fotográfica. A 6ª edição do prêmio traz como tema o “Tempo Movimento”, que busca encontrar obras que estabeleçam dinâmicas de mobilidade da imagem, seja ela fixa ou em movimento, seja congelando ou expandindo a ideia de tempo.

"O movimento não é percebido somente no cinema ou no vídeo; está na aparente fixidez de imagens fotográficas montadas em blocos, conjuntos, sequências ou inseridas em instalações. Portanto estamos convocando os artistas que trabalham especialmente com séries tanto na fotografia como nas linguagens videográficas, sempre pensando de forma abrangente e na mistura de suportes”, explica mariano Klautau Filho, curador do Prêmio. O edital e a ficha de inscrição poderão ser acessados, a partir desta sexta-feira, 19, no site www.diariocontemporaneo.com.br. Artistas brasileiros ou residentes no país, podem participar. 

Drenagem (Ionaldo Rodrigues) - papel salgado
A noite também traz o lançamento do catálogo que reúne imagens das três exposições realizadas pelo V Prêmio Diário Contemporâneo: “Cidade Invisível" e "“Pequenas cartografias (e duas performances)”. 

Participam destas, 37 artistas de todo o Brasil, como os mineiros Daniel Moreira, Randolpho Lamonier e Paula Huven, os gaúchos Nelson Pellenz e Letícia Lambert, o baiano Péricles Mendes, os paulistas Ivan Padovani e Julia Kase, além dos paraenses Keyla Sobral, Ionaldo Rodrigues, Marise Maués, Lu Magno, Michel Pinho, entre outros, os premiados Alberto Bitar (PA), Diego Bresani (DF), e Yukie Hori (SP).

O destaque da edição foi a exposição “Cidade Invisível”, do artista convidado Janduari Simões. Apesar de nascido na Bahia, ele consolidou toda sua trajetória no Pará, com fotografia documental, fotojornalismo e projetos autorais. Nesta mostra, produzida especialmente para o prêmio, o artista propôs um questionamento sobre memória, patrimônio e história. O catálogo traz também feita plo público, com fotógrafo. A publicação é constituída também dos textos críticos de Rubens Fernandes Junior, Alexandre Santos, Marisa Mokarzel e Mariano Klautau Filho, curador do projeto.

Serviço
Diário Contemporâneo lança publicação de sua 5ª edição e edital para 2015. Data: 18 de dezembro de 2014. Horário: 19h. Local: Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher (esquina com Generalíssimo Deodoro). Entrada franca. Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) - Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 8367 -2468; premiodiario@gmail.com e http://www.diariocontemporaneo.com.br.

Nenhum comentário: