28.1.15

“Oração ao tempo” em cartaz no Cláudio Barradas

Fotos: Marton Maués
Criação colaborativa entre alunos-atores, concluintes do 2º ano do Curso Técnico de Ator da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, o espetáculo faz a segunda temporada, desta quinta-feira, 29, até 1º de fevereiro, no Teatro Universitário Claudio Barradas, sempre às 20h.

Considerado uma instalação cênica, o espetáculo, que lança um olhar sobre a velhice, é fruto de pesquisa e criação dos alunos-atores, que mergulharam no universo de idosos próximos a eles ou não, recorrendo à memória ou convivendo com alguns. Nesta segunda temporada, em especial, o espetáculo é dedicado à Mariléa e William (Bill) Aguiar, ela atriz e figurinista e ele ator, que recebe a homenagem in memoriam.

Oração ao Tempo é um trabalho feito por cada um dos envolvidos, com pedaços das histórias de seus velhos, de velhos que visitaram, de velhos que inventaram, que resolveram olhar e ver com mais carinho. Cada ator foi senhor de sua criação, lançando mão de fontes diversas de pesquisa sobre o tema, amalgamando vivências e histórias, criando e recriando, inventando e reinventando cada cena.

Os velhos parecem estar sempre ali, nos seus cantinhos, mas quase nunca os vemos realmente. Muitos estão abandonados, completamente esquecidos em asilos e casas de apoio. 

Mesmo os nossos velhos, aqueles que estão mais próximos de nós, são deixados de lado. Não temos tempo para suas histórias, não temos tempo a perder. E perdemos muito com isso. A instalação pretende tornar visível estes seres (quase) invisíveis. Tornar visível suas condições de isolamento, presos a seus espaços e suas histórias para as quais já não encontram ouvintes.

O espectador não assiste a nada, passeia pela instalação: escolhe o que deseja ver e ouvir, é convidado e entrar e conviver com os velhos, solicitado a interagir. As cenas se entrecruzam, repetem, acontecem simultaneamente. Cada espectador constrói seu espetáculo, seu modo de ver, sua experiência.

O espaço de cada um é delimitado com fita crepe, criando-se assim uma espécie de planta baixa de cada área de cena. Um velho que gosta de desenhar e ouvir música coloca um disco na vitrola, a música invade a cena e reflete lá no espaço de outro velho ou velha que relembra sua história, narrando-a.

Um espectador é convidado e ler uma carta: ao começar, trechos da carta passam a ser cantados por um velho que toca violão: todos cantam. Uma idosa pedala uma antiga máquina de costura, outra cose a camisa do filho que nunca vem, enquanto uma mais faz café. 

Esperas frustradas, lembranças, histórias recorrentes. Um homem velho chora a dor de ter perdido o filho que não soube compreender. Alguns jogam cartas. Outro revela um dolorido segredo de infância. Fio a fio, histórias vão sendo costuradas. E assim, espectadores e atores comungam de uma mesma oração. Uma oração ao tempo. 

Ficha Técnica
Elenco: Douglas Rodrigues, Leo Andrade, Sofia Lobato, Letícia Olivier, Marília Araújo, Luís Lobo, Kayo Conká, Tamires Tavares, Giscele Damasceno, Márcia Lima, Dayane Ferreira, Starllone Souza, Wan Aleixo, Renan Delmontt, Tainá Lima, Silvana Farias. A direção é dos atores e professores Marton Maués e Jorge Torres, numa realização da Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Serviço
Temporada: 29 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre às 20h, no Teatro Universitário Claudio Barradas. Ingressos: R$ 20,00. Lotação: 60 pessoas. Indicação: 12 anos.

(Com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: