19.1.15

Tudo que move é sagrado abre o ano da Elf Galeria

A coletiva traz a produção de 16 trabalhos assinados por Elieni Tenório, Emanuel Franco, Geraldo Teixeira e Jorge Eiró, traduzindo um convite para reunir, agregar, apreciar e compartilhar os bons sentimentos que advém da arte e que provocam emoções para além daquilo que os olhos podem ver. A abertura é neste sábado (24), das 10h às 14h. A visitação continuará aberta ao público até a 24 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 10h às 19h, e aos sábados, de 10 às 14h, exceto em feriados.

É assim, homenageando o tudo que é sagrado e a arte como fonte maior que a Elf galeria inicia sua pauta de exposições de 2015.

A exposição reúne nomes de artistas paraense veteranos, que trazem em suas obras a interpretação daquilo que motiva e dá sentido ao conjunto de procedimentos utilizados para elaborar obras da arte. "Tudo que move é sagrado" se inspira na sacralidade que se faz presente no intimo de cada artista quando constrói o encontro entre o que contempla no mundo e aquilo que reside em sua interioridade.

Assim, é sagrado o fazer, o exercício diário, a pesquisa, a mesa de trabalho, a textura, a concepção, o nascimento e a entrega. Este sagrado se refugia onde o artista encontra as bases para seu ofício e de lá sai para ser partilhado e para compor outra experiência estética, centrada em quem observa esta materialidade do sagrado e dela retira outras referências e experiências pessoais de beleza e significados.

Trajetórias que se unificam na arte

Elieni Tenório frequentou o curso de extensão em laboratório de pesquisa de artes plásticas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Realiza exposições individuais e coletivas desde 1992. Premiada em diversas edições do Salão Arte Pará e do Salão Unama de Pequenos Formatos, participou de exposições na Alemanha e Portugal.

Emanuel Franco é artista visual; arquiteto graduado pela Universidade Federal do Pará (1979); Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Amazônia-UNAMA. Foi curador das Salas Especiais do Arte Pará de 2004 a 2008 e membro da curadoria do concurso em 2008. Suas obras já foram expostas na galeria Helmut Schuster, na Alemanha.

Jorge Eiró é arquiteto graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tem doutorado em Educação, é professor da Universidade da Amazônia e UFPA participou de diversas exposições individuais no Brasil e no exterior.

Geraldo Teixeira iniciou sua carreira em 1975, é fundador da Associação de Artistas Plásticos do Pará, coleciona prêmios em diversos salões de arte e já teve obras expostas nos Estados Unidos e Europa.

Nenhum comentário: