19.2.15

Baião recebe a II Mostra de Cinema Paraense

Uma das cidades mais antigas do estado terá duas noites de mostra cinematgrafica. NOs dias 20 e 21, o público poderá ver os doze filmes da mostra, que será exibida na praça matriz da cidade, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita. A realização independente é do Peráu Coletivo de Cultura. 

A primeira mostra realizada em 2013 foi um sucesso de público, o que motivou o coletivo a realizar a segunda. Atuando de forma completamente independente, os integrantes também acreditam que o caráter alternativo do trabalho, em meio a todas as dificuldades, é também uma maneira de denunciar o descaso com que a cultura do estado, em especial dos municípios do interior, é tratada. 

"Baião possui 321 anos, com uma cultura que vai dos mestres de Boi-Bumbá e Cordão de Pássaros até ao samba de cacete, ritmo nascido dos lamentos africanos escravizados e que em Baião formaram fortes comunidades quilombolas. Com todo esse peso cultural a cidade de Baião ainda se encontra fora da rota da grande política cultural do Estado, onde os bens artísticos e culturais circulam", denuncia Stéfano Paixão, idealizador do projeto.

Na mostra, filme produzido com
 bolsa do recém extinto IAP.
Baionense, Stéfano é organizador e também terá seu trabalho exposto na Mostra. Seu documentário "Velhos Baionaras, Tesouros Vivos" (foto ao lado), resultado da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do extinto Instituto de Artes do Pará (IAP) em 2012, fará parte da programação pela segunda vez atendendo ao pedido da população, já que a obra é um importante registro das figuras e da cultura popular da cidade. 

A programação também inclui filmes de nomes como Adriano Barroso, Roger Elarrat, Fernando Segtowick, Andrei Miralha, Fernando Alves, Roberto Ribeiro, Mateus Moura, Luiz Arnaldo Campos, Jorane Castro e Sue Pavão.

Todos os filmes exibidos possuem classificação livre e o objetivo da Mostra é justamente trazer cultura de qualidade e de forma gratuita à população do município, carente não só do incentivo a sua cultura popular, mas do fomento de movimentação cultural em todas as linguagens. 

O objetivo do Peráu Coletivo de Cultura, por meio também dos colaboradores Tati Brito, Dario Jaime, Fabrício de Sousza e Leandro Oliveira, é oportunizar isso a população mesmo que de forma alternativa. 

PROGRAMAÇÃO

20 de Fevereiro:

1. Menino Urubu (Animação) - Direção: Fernando Alves e Roberto Ribeiro

2. Admirimiriti (Animação) - Direção: Andrei Miralha

3. Chupa-Chupa: A história que veio do Céu (Documentário) - Direção: Roger Elarrat

4. Matinta (Ficção) - Direção Fernando Segtowick

5. A Ilha (Ficção) - Direção: Mateus Moura

6. Chama Verequete  (Documentário) - Direção: Luiz Arnaldo Campos.

21 de Fevereiro:

1. Nossa Senhora dos Miritis (Animação) Direção: Andrei Miralha

2. Ópera Cabocla (Documentário) Direção: Adriano Barroso

3. Mulheres Choradeiras (Ficção) - Direção: Jorane Castro

4. Miguel Miguel (Ficção) - Direção: Roger Elarrat

5. Severa Romana (FicDoc) - Direção: Sue Pavão

6. Velhos Baionaras, Tesouros Vivos (Documentário) - Direção: Stéfano Paixão

Serviço
II Mostra de Cinema Paraense de Baião. Dias 21 e 21 de Fevereiro, sempre às 19 na Praça Matriz de Baião. Classificaçao livre e entrada franca. Informações: (91) 98884 6687 e 98274 9058.

Nenhum comentário: